ChatGPT: impacto nos negócios será exponencial
Muito além de suprir necessidades ou demandas pontuais no trabalho, o ChatGPT, inteligência artificial generativa desenvolvida pela OpenAI, tem o potencial de trazer mudanças significativas também no universo corporativo. Contrariamente ao que muitos dizem, o ChatGPT não substitui os seres humanos, mas os empodera e aumenta a eficiência dos profissionais, fazendo-os performar melhor.
Ao utilizar essa tecnologia para criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas que exigem raciocínio lógico etc., já se percebe um alto grau de precisão. Além disso, imagine aproveitar todas as funcionalidades que a ferramenta traz para melhorar a eficiência do atendimento aos clientes, ter suporte multicanal ininterrupto, obter insights e reduzir custos operacionais.
Integrando essa inteligência a outras ferramentas e áreas da empresa em que é necessário lidar com muitos dados, é possível potencializar seu uso, diminuindo consideravelmente o tempo gasto efetuando tarefas morosas e gerando mais eficiência ao negócio e melhores performances dos profissionais. Além disso, é possível customizar o ChatGPT para atender às necessidades específicas de cada organização e, ao integrá-lo aos sistemas já existentes, podemos ir muito além do que a própria solução oferece.
Para se ter uma ideia da aderência do ChatGPT nas companhias, um recente estudo global da consultoria Bain apontou que as empresas estão usando ou pretendem usar o GPT em áreas como: relação com o cliente, TI, programação; administrativo, assistentes e consultores; e aceleração do desenvolvimento de materiais de marketing.
Benefícios que impulsionam os negócios
Um exemplo das vantagens que essa solução pode trazer aos profissionais que lidam com clientes é a fácil consulta a manuais, documentos, históricos etc. O robô identifica, em segundos, as informações necessárias que o profissional precisa, poupando grande tempo com pesquisa – um benefício que impacta diretamente na agilidade e qualidade da resolução de demandas, seja por telefone, e-mail ou outro canal. É possível, inclusive, programar o GPT para analisar atendimentos por telefone, para que o robô transforme a conversa em texto, identifique dados, preencha formulários e até mesmo avalie a qualidade do atendimento prestado e o humor do cliente no decorrer da chamada.
Por conta da criação do ChatGPT, segundo o Disruptor 50, a OpenAI está sendo considerada a empresa mais disruptiva do Vale do Silício. Porém, a startup não conta apenas com o GPT. Eles utilizaram a inteligência artificial generativa para criar outras tecnologias que auxiliam o dia a dia corporativo, como:
- GPT-3: Ferramenta que entende e gera texto. É possível criar toda e qualquer produção textual nele sem a necessidade de usar a interface de chat e/ou comunicação.
- Codex: Criado para compreender e gerar código de programação. Essa funcionalidade acelera o desenvolvimento tanto de códigos-base como a programação em si, facilitando o trabalho dos desenvolvedores. Além disso, pode ser utilizado por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em programação, capacitando-as.
- DALL-E: Essa tecnologia pode criar imagens realistas até gerar artes para jogos e filmes. Pode ser muito útil em áreas como design de produtos e visualização de dados.
Debate global sobre regulamentação do ChatGPT
Ao falarmos de inteligência artificial, temos no mercado inúmeras aplicações que a empregam, proporcionando ganhos expressivos a todos os segmentos que buscam por inovação. Por conta da disseminação de seu uso e aplicabilidade nos negócios, levantou-se a discussão sobre regulamentação.
A Europa, por exemplo, está dando os primeiros passos para regulamentar IAs como o ChatGPT. O texto será apresentado ao plenário do Parlamento em junho e, caso seja aprovado, as negociações terão início com os Estados membros da UE (União Europeia) para a redação de uma lei definitiva. Independente de ter ou não uma lei que imponha regras e limites ao uso da IA, sabemos que as empresas devem ter o compromisso de utilizá-la de maneira responsável, transparente, segura e que respeite a privacidade dos usuários. É o mínimo esperado.
Embora seja possível regular o uso da IA, sabemos que o ChatGPT é uma tecnologia em estágio inicial, mesmo que várias organizações já estejam adotando. Apostar no novo pode ser desafiador, mas certamente as empresas abertas a conhecer a ferramenta são as que têm mais sede de inovação.
Futuro do ChatGPT
Ainda não sabemos qual será o futuro do ChatGPT, porém a disputa para inovar por meio da disrupção é grande e apenas começou. É um movimento que está acontecendo, vejo isso no dia a dia de clientes de diversos setores-chave da economia. Trata-se não mais de tendência e sim de uma realidade. Posso afirmar que mesmo sem evolução adicional, a versão atual já tem potencial para transformar a forma de trabalho de todos.
Quer implementar ChatGPT ou IA no seu negócio? Conte com a Programmers, agende uma reunião comercial e saiba mais.
Rafael Dourado é BR Operations Manager da Programmers. Sua principal atuação é garantir a satisfação de ponta a ponta dos clientes para abraçar essa revolução tecnológica. Com 15 anos de experiência atuando no universo de software e analytics, ele é apaixonado por IA por acreditar no seu poder transformador. Nos momentos de lazer, Rafael gosta de praticar xadrez com sua filha.
Na Mídia
– Decision Report: ChatGPT: impacto nos negócios será exponencial