Self Service BI: conheça as áreas que podem se beneficiar com a análise de dados
Com o mercado cada dia mais competitivo, saber transformar dados táticos em informações estratégicas é essencial. E o Self Service BI, a mais moderna solução de Business Intelligence, atua como uma solução facilitadora nesse processo.
Mas afinal, quais áreas corporativas podem se beneficiar com esse recurso? A resposta é simples: todas.
Com a extração e análise de dados, diversos setores podem encontrar caminhos para reduzir custos, aumentar a eficiência e tomar decisões mais embasadas.
A seguir, vamos exemplificar como se aplica o Self Service BI em 3 áreas de negócios.
Reduza custos e ganhe mais eficiência no Marketing Digital
Integrar o Marketing Digital com algum software de Self Service BI, como o Power BI, (anteriormente já mostramos porque utilizamos essa ferramenta em nossas soluções. Se você ainda não leu, clique aqui) lhe permitirá pensar em ações a serem tomadas para melhorar as próximas campanhas.
Por exemplo, atualmente a fórmula de atrair e engajar clientes vem do marketing de conteúdo. Mas como descobrir o foco de interesse dos leads? Ou o momento certo de contatá-los para venda? Com o Self Service BI, é possível monitorar e analisar as conversões das suas campanhas ativas por meio de painéis interativos e simples.
Cruze os dados e compare receita, custos e ROI reais para cada segmento, campanha e canal. Isso irá contribuir para a redução de custos e aportes financeiros mais eficientes em publicidade online e offline.
Identificando os padrões da sua persona e propensão ao consumo durante as campanhas, as análises com o Self Service BI permitem que sua produção seja embasada em estratégias e materiais que atendam melhor a sua demanda.
Além disso, é possível identificar alterações no sentimento e tendências dos seus clientes para agir rapidamente.
Confira outras análises que você pode realizar com o Business Intelligence:
- Participação no mercado;
- Gestão de leads;
- Análise de mídias sociais;
- Custo por leads;
- Tempo de permanência e taxa de rejeição;
- Entre outras.
Automatize o trabalho e aumente a confiabilidade de dados Financeiros
Essa é, sem dúvida, a área mais suscetível a erros na criação manual de relatórios – sem contar a demora que é fazê-los à mão. Com a implementação do Self Service BI, é possível não só automatizar todo o processo, como também fazer com que ele seja ainda mais confiável.
Além de ajudar muito no “arroz e feijão” da área, é possível fazer mais com uma ferramenta de autoatendimento em Business Intelligence. Como por exemplo, analisar os indicadores do orçamento e tomar decisões mais assertivas, como, por exemplo, para a possibilidade de novos investimentos e produtos, no cenário e no tempo certo.
Com a ferramenta Power BI, é possível visualizar relatórios de nível gerencial e combinar dados para a identificação rápida de variações, como comparar um ano com o outro para entender se a organização está crescendo ou à beira da falência.
Encontrar respostas com painéis financeiros detalhados e detecte aumentos de custo inesperados, compartilhando relatórios a poucos cliques.
Confira outras análises que você pode realizar:
- Desempenho financeiro;
- Receita e lucratividade;
- Despesas de Capital (CAPEX);
- Despesas Operacionais (OPEX).
Mais organização para os Recursos Humanos com o Self Service BI
O departamento de Recursos Humanos lida diariamente com um volume extenso de relatórios e documentos diversos, e se organizar é um dos maiores desafios dessa área. Para isso, o Self Service BI tem a solução que o departamento precisa.
Por meio da análise de dados do Business Intelligence, é possível tomar decisões mais embasadas ao monitorar as iniciativas de RH e turnover de colaboradores.
Acompanhe o índice de retenção dos colaboradores e analise os resultados de pesquisas e avaliações internas e externas. Como por exemplo, a satisfação dos funcionários, e ou, à competitividade salarial.
Com o Self Service BI, você se mantém atualizado sobre o andamento das iniciativas do setor. E ainda, criar visões executivas e detalhadas para compartilhar dashboards com as equipes de gestão de toda a organização.
Confira outras análises que você pode realizar:
- Turnover;
- Resultados de pesquisas e avaliações;
- Retenção de talentos errados, e ou, a contratação com profissionais não incompatíveis;
- Treinamentos & conformidade.
Gostou das nossas dicas e quer implementar Self Service BI na sua companhia, e ainda garantir uma maior eficácia em seus processos?
Então entre em contato com nossa equipe para conhecer nossa solução REACT.