Self Service BI: conheça as áreas que podem se beneficiar com a análise de dados

Com o mercado cada dia mais competitivo, saber transformar dados táticos em informações estratégicas é essencial. E o Self Service BI, a mais moderna solução de Business Intelligence, atua como uma solução facilitadora nesse processo.   

Mas afinal, quais áreas corporativas podem se beneficiar com esse recurso? A resposta é simples: todas.  

Com a extração e análise de dados, diversos setores podem encontrar caminhos para reduzir custos, aumentar a eficiência e tomar decisões mais embasadas.  

A seguir, vamos exemplificar como se aplica o Self Service BI em 3 áreas de negócios. 

Reduza custos e ganhe mais eficiência no Marketing Digital

Integrar o Marketing Digital com algum software de Self Service BI, como o Power BI, (anteriormente já mostramos porque utilizamos essa ferramenta em nossas soluções. Se você ainda não leu, clique aqui) lhe permitirá pensar em ações a serem tomadas para melhorar as próximas campanhas. 

Por exemplo, atualmente a fórmula de atrair e engajar clientes vem do marketing de conteúdo. Mas como descobrir o foco de interesse dos leads? Ou o momento certo de contatá-los para venda? Com o Self Service BI, é possível monitorar e analisar as conversões das suas campanhas ativas por meio de painéis interativos e simples. 

Cruze os dados e compare receita, custos e ROI reais para cada segmento, campanha e canal. Isso irá contribuir para a redução de custos e aportes financeiros mais eficientes em publicidade online e offline.  

Identificando os padrões da sua persona e propensão ao consumo durante as campanhas, as análises com o Self Service BI permitem que sua produção seja embasada em estratégias e materiais que atendam melhor a sua demanda. 

Além disso, é possível identificar alterações no sentimento e tendências dos seus clientes para agir rapidamente. 

Confira outras análises que você pode realizar com o Business Intelligence: 

  • Participação no mercado;
  • Gestão de leads;
  • Análise de mídias sociais;
  • Custo por leads;
  • Tempo de permanência e taxa de rejeição;
  • Entre outras.

Automatize o trabalho e aumente a confiabilidade de dados Financeiros

Essa é, sem dúvida, a área mais suscetível a erros na criação manual de relatórios – sem contar a demora que é fazê-los à mão. Com a implementação do Self Service BI, é possível não só automatizar todo o processo, como também fazer com que ele seja ainda mais confiável.  

Além de ajudar muito no “arroz e feijão” da área, é possível fazer mais com uma ferramenta de autoatendimento em Business Intelligence.  Como por exemplo, analisar os indicadores do orçamento e tomar decisões mais assertivas, como, por exemplo, para a possibilidade de novos investimentos e produtos, no cenário e no tempo certo. 

Com a ferramenta Power BI, é possível visualizar relatórios de nível gerencial e combinar dados para a identificação rápida de variações, como comparar um ano com o outro para entender se a organização está crescendo ou à beira da falência.  

Encontrar respostas com painéis financeiros detalhados e detecte aumentos de custo inesperados, compartilhando relatórios a poucos cliques. 

Confira outras análises que você pode realizar:

  • Desempenho financeiro;
  • Receita e lucratividade;
  • Despesas de Capital (CAPEX);
  • Despesas Operacionais (OPEX).

Mais organização para os Recursos Humanos com o Self Service BI 

O departamento de Recursos Humanos lida diariamente com um volume extenso de relatórios e documentos diversos, e se organizar é um dos maiores desafios dessa área. Para isso, o Self Service BI tem a solução que o departamento precisa.  

Por meio da análise de dados do Business Intelligence, é possível tomar decisões mais embasadas ao monitorar as iniciativas de RH e turnover de colaboradores. 

Acompanhe o índice de retenção dos colaboradores e analise os resultados de pesquisas e avaliações internas e externas. Como por exemplo, a satisfação dos funcionários, e ou, à competitividade salarial.  

Com o Self Service BI, você se mantém atualizado sobre o andamento das iniciativas do setor. E ainda, criar visões executivas e detalhadas para compartilhar dashboards com as equipes de gestão de toda a organização. 

Confira outras análises que você pode realizar: 

  • Turnover;
  • Resultados de pesquisas e avaliações;
  • Retenção de talentos errados, e ou, a contratação com profissionais não incompatíveis;
  • Treinamentos & conformidade.

Gostou das nossas dicas e quer implementar Self Service BI na sua companhia, e ainda garantir uma maior eficácia em seus processos? 

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