Piloto de algoritmo de Churn para seguradora
A retenção de clientes é um desafio para o crescimento dos negócios. Nesse sentido, a Ciência de Dados é uma ferramenta que ajuda a prever o cancelamento a partir de padrões, o algoritmo de Churn. Isso permite agir de forma preventiva, reduzindo essa taxa e fidelizando os clientes.
Uma seguradora líder no mercado desejava antecipar possíveis cancelamentos entre os clientes que possuíam seguros de vida e previdência. Em resumo, o objetivo era identificar essas perdas potenciais para atuar de maneira preventiva para impedi-las. A empresa apresentou essa demanda à Programmers, e propomos um piloto de algoritmo de Churn para testar a viabilidade de um projeto de Ciência de Dados com essa finalidade.
Base de dados para identificar sinais de alerta
O desafio apresentado à Programmers era elaborar um modelo algorítmico que identificasse padrões e sinais de alerta da iminência de um cancelamento para que a seguradora agisse proativamente.
Para a análise, foram utilizadas informações das características dos clientes, como, por exemplo, idade, sexo, estado civil, renda, valor da parcela, forma de pagamento e a quantidade de vezes que o seguro foi renovado.
Um dos desafios dessa demanda era ter uma base de dados mais profunda dos clientes dessa seguradora. Isso porque a acurácia da previsão depende diretamente da base de dados.
Piloto de algoritmo de Churn
A Programmers apoiou a seguradora desenvolvendo um modelo preditivo no Databricks que consome informações de um banco de dados Azure. Dessa forma, para colocar o modelo em prática, foi feita a transformação e treinamento dos dados.
Os dados foram inseridos no algoritmo XGBoost, que faz a predição e retorna um arquivo csv com os parâmetros e uma coluna com o percentual da probabilidade de cancelamento, levando em conta a combinação dos parâmetros analisados. O modelo vai aumentar seu percentual de acurácia conforme for alimentado com mais dados.
Resultados
Ao colocar o piloto em produção, o modelo vai auxiliar a seguradora nas seguintes frentes:
- Redução do índice de cancelamento;
- Fidelização de clientes;
- Geração de receitas.
Piloto de Ciência de Dados
Um projeto de Ciência de Dados é um investimento alto. Portanto, recomendamos iniciar essa jornada com um piloto, que permite, de maneira mais rápida e acessível, criar o modelo e validar hipóteses.
Aqui na Programmers, temos uma oferta específica que atende essa demanda, o AI Pilot. Através dessa solução, é possível criar e treinar o algoritmo, testar para aperfeiçoar o modelo e avaliar o percentual de precisão e insights obtidos através dos resultados.
Além da predição de Churn, o AI Pilot pode validar também outras hipóteses do negócio, como por exemplo o ranking de potencial de vendas em regiões e o scoring de clientes potenciais.
O AI Pilot integra nossa solução voltada à aplicação de Inteligência Artificial. Além dele, temos também o AI Canva, onde nossa equipe faz um estudo do negócio para indicar em quais processos a tecnologia agrega como solução; e o AI Scale, indicado para cenários em que já existe um piloto de inteligência artificial, mas é necessário um estudo para torná-lo produtivo e escalável.
Tem alguma hipótese de como a Ciência de Dados pode impulsionar seu negócio? Entre em contato e saiba como testá-la com o AI Pilot.