Por que o desenvolvimento ágil torna as empresas de logística mais resilientes
Por Fernando Zambroti
A única constante na logística é a mudança. Este ano, organizações de todo o setor tiveram que lidar com o aumento dos custos de combustível, mudança de hábitos do consumidor, fechamento de portos, queda nas taxas pontuais para transportadoras e muito mais. Permanecer resiliente diante de todas essas mudanças é a prioridade de muitos líderes.
Poucos duvidam que as transportadoras, 3PLs (Third Party Logistics – Operador Logístico Terceirizado) e corretores de logística mais resilientes sejam os que alavancam a tecnologia avançada. No entanto, poucas vezes o pensamento vai para a maneira ideal de desenvolver esses sistemas digitais e expandi-los continuamente.
O desenvolvimento ágil é um método que valoriza o progresso iterativo sobre a abordagem tradicional “tudo de uma vez”. Para as empresas de logística, isso significa ser capaz de girar rapidamente diante das demandas dos clientes e das realidades do mercado em constante mudança. Além disso, oferece inúmeras oportunidades para revisar o trabalho realizado e garantir que ele traga valor real aos negócios.
Abaixo, saiba mais sobre o desenvolvimento ágil e suas vantagens para empresas de logística.
Girando rapidamente com ciclos de desenvolvimento ágil iterativo
“Pivotar” é uma espécie de clichê corporativo neste momento. No entanto, mudar dinamicamente a forma como você cria um sistema de gerenciamento de transporte (transportation management system – TMS), portal do cliente ou qualquer outro aplicativo de logística é essencial, pois as necessidades internas e do cliente mudam rapidamente.
“O setor de logística é caracterizado pela volatilidade, e as empresas que esperam prosperar no espaço precisam ser capazes de se adaptar às mudanças mais ou menos instantaneamente”, observa Ashley Coke, colaborador da FreightWaves .
O desenvolvimento ágil gira em torno de ciclos de desenvolvimento curtos, com duração de apenas algumas semanas cada. Durante esse período, os times de Scrum trabalham com as partes interessadas para selecionar a função mais crítica a ser adicionada ao software. Em seguida, eles fazem todo o trabalho necessário para implantá-lo.
Por exemplo, com as taxas pontuais em queda, as transportadoras podem querer recursos mais robustos em seu sistema de gerenciamento de transporte para descobrir onde a demanda por remessa permanece resiliente. Com o desenvolvimento ágil, as equipes podem fazer disso o foco das próximas sprints, dando às operadoras as funcionalidades de que precisam.
Refletindo sobre a eficácia com revisões de sprint
Aplicações digitais customizadas podem ter benefícios duradouros que ajudam as empresas de logística a permanecerem resilientes em tempos de escassez. Para os motoristas, o especialista do setor Spencer Barkoff observa: “A tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência e a qualidade de vida da comunidade de motoristas existentes, além de ajudar a recrutar a próxima geração de motoristas”.
O desenvolvimento de software também pode ter efeitos profundos sobre os clientes. Recursos avançados permitem que as empresas de logística atendam melhor varejistas, atacadistas e outros clientes, aumentando a retenção geral.
Mas, para criar sistemas eficazes, as equipes precisam revisar as principais métricas e coletar feedback com frequência. Dessa forma, eles sabem que o desenvolvimento está trazendo valor real para os usuários e para a empresa.
No final de cada sprint ágil, as equipes se reúnem com as partes interessadas para a revisão da sprint. É quando as equipes de desenvolvimento podem demonstrar as funcionalidades recém-adicionadas, garantir que estão no caminho certo e coletar feedback para melhorar esses recursos.
Por exemplo, digamos que uma equipe de desenvolvimento ágil esteja trabalhando em um sistema de análise de dados para reduzir o tempo de entrega. A revisão do sprint é um bom momento para revisar os pontos de dados relacionados a entregas e garantir que essa nova tecnologia esteja ajudando a empresa a reduzi-los de forma constante. Além disso, os gerentes de frota e outros usuários finais podem sugerir alterações que facilitarão a localização dos insights de que precisam.
Desenvolvimento ágil em empresas de logística
À medida que a volatilidade continua em todo o setor, não é de admirar que as empresas de logística estejam enfatizando a resiliência. O desenvolvimento ágil ajuda essas organizações a se tornarem mais resilientes, permitindo que elas se adaptem rapidamente. Além disso, essa metodologia fornece um processo de revisão contínua que garante que as empresas de logística estejam criando sistemas com benefícios duradouros.
Embora os prós do desenvolvimento ágil sejam claros, muitas vezes é difícil saber por onde começar. É por isso que a Programmers atua com sua solução exclusiva Agile Experience, que fornece as equipes, ferramentas, coaching, métricas e técnicas que você precisará durante todo o desenvolvimento.
Marque uma reunião com um dos nossos especialistas e saiba mais como podemos auxiliar seu negócio.
Fernando Zambroti é Business Transformation da Programmers há mais de 15 anos e atua aprimorando os recursos digitais de inúmeros cliente.