Os três principais lançamentos do Microsoft Fabric
Nesse ano de 2024, aconteceu o primeiro evento do Microsoft Fabric em Las Vegas. Pude participar e quero compartilhar alguns aprendizados e o que mais gostei da conferência.
Foram feitos vários anúncios, desde atualizações simples – como pastas nos workspaces e a possibilidade de atualizar dinamicamente um modelo semântico (finalmente) – até outras novidades maiores.
Portanto, nesse artigo quero dar o foco em três lançamentos.
Espelhamento de Banco de Dados (Mirroring)
Você vai poder fazer réplicas dos seus bancos de dados direto no OneLake do Fabric, sem ETL e em Near-realtime.
A Microsoft quer tornar o Fabric uma plataforma única de dados e Analytics, e acredito que funcionalidades como essa vão realmente colocar o Fabric como uma das principais soluções.
A ideia é que o OneLake se torne a base para todos os dados de uma empresa. Por exemplo, é possível fazer uma analogia com o OneDrive, onde você pode guardar tudo. Essa replicação de banco de dados acontece através de Change Data Capture (CDC).
Saiba mais detalhes sobre o Mirroring.
Shortcut para outras nuvens
Sua empresa tem dados espalhados em diversas nuvens? Você precisa tirar insights e desenvolver relatórios com esses dados cada um em cada lugar? Você sempre precisa pensar em toda engenharia de dados antes fazer uma análise?
Mas e se você pudesse ter um atalho e referências de todos os seus dados em um único lugar?
Essa é a ideia dos Shortcuts. Com ele, você vai poder acessar dados do GCP, AWS e de diversos outros locais pelo OneLake.
Só isso já parece algo muito bom, não é mesmo? Então agora imagine que o Fabric vai fazer cache desses dados de outras nuvens, assim você consegue fazer economia com taxas de “data egress”.
Saiba mais sobre Shortcuts.
AI por toda parte
Dentro de cada etapa que o Fabric endereça, irá existir um copiloto para ajudar. Você precisa fazer um ETL? Existe uma IA especialista em engenharia de dados para te apoiar.
Já no Power BI o copiloto pode criar relatórios inteiros, e isso vai chegar até mesmo dentro do Power BI Desktop em algumas semanas.
Mas isso não é tudo.
A Microsoft apresentou uma “sneak peek” de uma funcionalidade do Fabric que chamaram de “Custom Gen AI chat for your data”, onde você poderá criar seus próprios assistentes, com base nos seus dados.
Como resultado, a experiência é bem interessante. Primeiramente, você selecionará as tabelas de um domínio de negócio e passará algumas diretrizes e regras para a IA, de modo que ela as obedecerá na hora de consumir o dado.
Saiba mais sobre o que rolou no Microsoft Fabric Community Conference.
Rafael Dourado é BR Operations Manager da Programmers. Sua principal atuação é garantir a satisfação de ponta a ponta dos clientes para abraçar essa revolução tecnológica. Com 15 anos de experiência atuando no universo de software e analytics, ele é apaixonado por IA por acreditar no seu poder transformador. Nos momentos de lazer, Rafael gosta de praticar xadrez com sua filha.