O papel da comunicação nos processos de Garantia de Qualidade e Conformidade
A Garantia de Qualidade e Conformidade de um processo, habitualmente chamada de “Quality”, é, antes de mais nada, o ato de saber se comunicar. Ter uma destreza diferenciada com as palavras ou expertise em levantar questões e discursos que sejam bem entendidos pelas pessoas é primordial para dialogar com as equipes que trabalham junto conosco, sem dar margem às falhas de entendimento.
Comunicar-se constantemente com o time é essencial para bons resultados. O sucesso vem da equipe, não do indivíduo sozinho – logo, vem de um grupo de pessoas que sabe utilizar com cuidado as palavras para transmitir o que é necessário durante todo o ciclo de desenvolvimento. O poder das palavras pode e deve ser exercido por cada um de nós.
A equipe que tem uma causa, trabalha junto na mesma direção. Com paixão e comprometimento nasce uma empresa de sucesso, evolução constante, e resultados extraordinários.
Transformar atitudes com foco no desenvolvimento e evolução
Ter uma sensibilidade maior às ideias dos outros e saber transformar as expressões são requisitos iniciais necessários para a vida profissional e, consequentemente, à qualidade dos processos.
Ao invés de questionar “Por que deixou passar esse defeito?”, a frase pode ser colocada diferente: “Como poderíamos ter encontrado esse defeito antes?”. A forma como nos dirigimos ao outro pode, muitas vezes, transformar uma baixa de rendimento em um clima de bem-estar agradável e motivador o suficiente para melhorar os resultados, criação de cases e a lucratividade do projeto.
No primeiro discurso, pode ficar registrado um sentimento de ataque pessoal seguido de uma posterior desmotivação. A pessoa coloca os pensamentos para correr atrás do porquê deixou aquilo acontecer, ao invés de passar a entender como poderia ter sido diferente e como poderia ter antecipado o problema. Desta forma, desenvolver e evoluir suas próprias ideias.
Com a destreza necessária na comunicação, diversos problemas pequenos e sentimentos ruins poderiam ser totalmente evitados, transformando uma frase para que seja criado um diálogo construtivo e produtivo ao invés de soar pejorativo ou parecer um interrogatório. Além de evitar um clima ruim entre a equipe, gera mais bem-estar e todos terão vontade de continuar trabalhando em uma causa comum com mais motivação, engajamento e, consequentemente, resultados brilhantes.
Um olhar para diferentes perspectivas
Muitas são as causas para que aconteça a famosa “falta de comunicação” dentro de um time de desenvolvimento. Pode ser tanto uma questão coletiva quanto individual. Um claro exemplo é quando as equipes começam, em um determinado momento, a ficar maiores.
Neste momento, perde-se um pouco da interação entre todos os indivíduos, deixando a comunicação restrita a pequenos grupos, e, desta forma, a equipe como um todo passa a se comunicar menos e deixa de expor suas diferentes perspectivas.
Outro problema de grandes equipes são a divisão de tarefas. Se a responsabilidade de determinada atividade for de mais de um integrante, esta pode deixar de ser executada caso a comunicação não for bem alinhada.
É claro que isto não é uma regra, e não irá acontecer em todas as equipes grandes. Porém, como um é diferente do outro e diversas visões são expressadas, a forma como a escolha das palavras afeta o outro dificilmente será notada durante o trabalho. Além do que muitos membros estão acostumados com a pouca comunicação, ou seja, apenas com sua própria perspectiva.
Outro exemplo clássico de discurso é a famosa frase “Resolva isso até o fim do dia”. Esse discurso soa autoritário e prejudica a moral da equipe, podendo afetar seriamente no resultado do produto, a curto ou longo prazo.
Diante destas questões, como posso garantir uma assertividade maior nas relações humanas de trabalho para se encaixar na Garantia de Qualidade e Conformidade?
Como experiência pessoal, em times onde trabalhei até o momento, muitas vezes o Product Owner precisou nos passar essa mensagem pois precisava que o processo fosse feito até o fim do dia. Porém, ao invés de se posicionar de forma desrespeitosa, ele disse: “Considerando os problemas que ainda podemos encontrar, será que conseguimos colocar como objetivo terminar essa tarefa até o fim do dia?”. Um tom empático e um caminho de reciprocidade então é colocado na mesa, para que todos se sentissem mais confortáveis para dar suas ideias de resoluções e dispostos a produzir mais.
O alinhamento constante entre o time é essencial para um ambiente saudável, onde a comunicação é exercida de maneira madura, transparente e educada. Novamente, o time engajado tem uma causa em comum, onde a lucratividade e o sucesso serão inevitáveis no momento em que entendem que uma falha afetará negativamente cada parte envolvida, mas um acerto será positivo para todos.
Pensamentos críticos com fluidez e mente aberta
Dentre várias características comuns a todos os profissionais da área de Garantia de Qualidade e Conformidade – observadores, detalhistas, curiosos – talvez uma das principais seja o “pensamento crítico”. Sua principal visão pode ser caracterizada como uma parte do sistema que não funciona. Isso pode levar a caminhos perigosos e, por esse motivo, manter a cabeça aberta a diferentes perspectivas e manter a comunicação constante com o time é essencial para realizar os testes com resultados infinitamente mais efetivos.
Em alguns casos durante o brainstorm, ocorre a situação onde algum membro tem uma perspectiva mais pessimista em relação às ideias que estão sendo sugeridas, caindo na negação ao invés de apresentar propostas para solucionar um problema. Esse tipo de atitude deve ser evitada, pois pode estar barrando resoluções totalmente possíveis de executar, além de afetar outras pessoas envolvidas no processo.
Com as ideias fluindo e ponderando todos os lados de cada profissional do time de desenvolvimento, sempre tratando os demais com respeito e mantendo a mente aberta, em bem menos tempo o grupo chegará a causa de um problema e a resoluções muitas vezes inovadoras. Isso se chama efetividade.
Comunicação no processo de entendimento do negócio e antecipação dos problemas
A comunicação não significa apenas interagir com o time constantemente, mas também ficar antenado em todo o processo de Garantia de Qualidade e Conformidade do negócio, participar efetivamente de todas as reuniões (planejamento, review, retrospectivas, alinhamentos) e debater com o time o fluxo de negócio que está sendo construído, assim como as mudanças de última hora.
O teste estará sempre presente no ciclo de desenvolvimento, de ponta a ponta. Por isso, deixar passar alguns detalhes pode levar o time a falhar em pontos críticos de grande impacto no projeto.
Ao entender melhor a necessidade do usuário que utilizará o sistema, aos poucos será possível prever problemas e até mesmo levantar grandes ideias para melhorias. A comunicação novamente será a chave para a efetividade no processo de teste e desenvolvimento, uma vez que o time esteja sempre atualizado e integrado para atender as necessidades do negócio como objetivo principal.
A satisfação da equipe traz bons resultados
Quando falamos de Garantia de Qualidade e Conformidade, a ideia central é propor novas sugestões para a otimização dos processos, tentando evoluir seus conceitos, perspectivas e estar aberto a novas ideias. pontos primordiais para um ótimo resultado final. Por isso, a comunicação entra como papel fundamental no trabalho em equipe.
Um indivíduo que encara positivamente os desafios e os conquista diariamente, é um profissional encorajado a gerar ainda mais satisfação para a equipe e bons resultados para o projeto.
É muito importante compreender que cada um possui experiências adquiridas que influenciam na forma como expõe suas ideias para contribuir com o processo. Ninguém é bom em tudo sozinho, e cada profissional tem seu ponto forte. Quando a equipe está unida, forte e completa, e a troca de experiência é efetiva, fica claro a melhoria em todas as fases do projeto assim como a certeza do sucesso.
Com um time adquirindo constantemente mais informações – pela comunicação e troca de conhecimento – os resultados virão muito mais rápido tanto para o time de desenvolvimento quanto para os clientes. Preze pela qualidade dos testes e do produto final, e lembre-se de que garantir a qualidade e o dia a dia sadio da equipe deve ser uma preocupação de todos.
“O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência vencerá campeonatos.”. Michael Jordan.