Desafios do Agile UX em células ágeis
por Douglas Pinheiro
17/09/2020
Mas o que é Agile UX?
É uma maneira de atualizar os métodos ágeis para inserir o usuário final no meio do processo. Ou seja, a perfeita comunicação entre User Experience (UX) com métodos ágeis.
É notável o uso cada vez maior de metodologias ágeis em diversas situações. E na área de UX não seria diferente. A equipe de UX deve assumir a tarefa de investigar contextos para os fluxos que irão compor o sistema a cada dois ciclos de antecedência:
A principal dúvida é como encaixar design e usabilidade dentro de um sprint com planning, review, testes, etc. Na minha última experiência, o design ficou de fora da sprint de desenvolvimento. Foram criadas as tarefas, eu participava das daily meeting, mas estava separado dos desenvolvedores.
O design pode ser aplicado a qualquer momento do projeto, mas é mais assertivo quando feito, testado e aprovado antes – claro que isso não impede de ele sofrer mutações e melhorias ao longo do projeto.
O próprio Gartner já sugeriu uma combinação entre Design Thinking, Lean Startup e Agile:
Porém, dependendo da maturidade do time, não é fácil mensurar tudo, e ou, responder algumas perguntas.
O desafio hoje é não se apegar a metodologias, mas adaptar o processo para viabilizar as práticas de UX dentro das células. Não existe uma receita de bolo para enfrentar todos os desafios. Precisamos agilizar os processos de UX dentro dos nossos projetos, para não perdermos o controle, a qualidade e a assertividade na entrega do produto.
O Agile UX é um método que tem ganhado bastante espaço e está em constante fase de aplicação e aprendizagem, não havendo um padrão para usá-lo.
Outro ponto importante é incluir o usuário (e também o cliente) em várias fases da sprint e não apenas no final de cada ciclo, para fazer entregas mais significativas.
Nos próximos artigos vou aprofundar o assunto e trazer testes e resultados feitos dentro nas nossas células ágeis.
Douglas Pinheiro é designer e trabalha na área desde 2000, tendo dedicado os últimos anos a estudar sobre experiência do usuário em todas plataformas.