Como a agilidade pode aumentar a competitividade do seu negócio
O cenário empresarial atual está levando as empresas a se posicionarem estrategicamente e a buscarem novas oportunidades. Elas devem descobrir maneiras inovadoras de oferecerem valor aos clientes enquanto se diferenciam dos concorrentes, aumentando sua competitividade. Isso significa assumir riscos calculados que podem levar ao sucesso ou ao fracasso. Descubra como a agilidade pode aumentar a competitividade do seu negócio.
Entender o momento
Embora as empresas possam ter enfrentado situações semelhantes no passado, o que torna o presente diferente? A diferença-chave reside na escassez de recursos, como dinheiro, talento e feedback dos usuários finais, combinada com a pressão dos clientes e concorrentes para inovar continuamente.
Apenas ajustar as operações para serem economicamente eficientes deixa o negócio vulnerável, com grandes riscos de ser superado pelos concorrentes. Da mesma forma, tomar decisões incorretas pode esgotar os recursos antes de obter os resultados desejados.
Abraçar a experimentação
Dadas as circunstâncias, você deve explorar novos caminhos para otimizar seu retorno sobre o investimento (ROI) e expandir as fontes de receita. Mas como encontrar oportunidades para impulsionar a empresa enquanto utiliza os recursos com efetividade?
Na minha opinião, tudo se resume a adotar uma mentalidade de experimentação implacável. Nesse modelo, o fracasso é esperado até que seja encontrado aquilo que atenda efetivamente aos objetivos da empresa.
Quanto mais rápido você iterar entre hipóteses testadas no campo e feedbacks, mais cedo descobrirá insights valiosos. A agilidade permite que você refine e passe por este processo repetidamente, eliminando suposições defeituosas e otimizando aquelas com maior chance de produzir resultados favoráveis.
Identificar (e eliminar) Silos
Muitas empresas estão buscando ativamente a inovação, mas muitas vezes falham na forma como a abordam. O que tenho observado é uma falta de alinhamento e colaboração entre os “silos” existentes dentro das organizações. Essas estruturas isoladas são projetadas para dificultar a colaboração.
Portanto, tome um momento para avaliar o ambiente na sua empresa. Observe como os departamentos, equipes, fluxos de decisão, KPIs e outros elementos estão estruturados. Então reflita sobre o potencial de colaboração e alinhamento e o que impede sua organização de realizar esse potencial.
Liderança e agilidade com o Scrum
A verdadeira agilidade para as empresas vai além de metodologias e rituais sofisticados. Começa com uma liderança clara, fornecendo uma direção definitiva para o negócio. Com base nessa visão, as equipes podem colaborar para explorar possíveis caminhos e priorizar coletivamente seu foco.
Essas equipes podem então escolher no que trabalhar nos próximos dias ou semanas, permitindo que eles validem rapidamente suas hipóteses contra o feedback do mercado. Se o retorno esperado for promissor, eles podem prosseguir para otimizar e refinar sua abordagem. No entanto, se os resultados forem insatisfatórios, eles têm a flexibilidade de recuar e selecionar outra opção.
Isso soa familiar? De fato, muitas metodologias empregam princípios semelhantes, seja total ou parcialmente, para acelerar os testes e a melhoria das estratégias.
Pessoalmente, prefiro o Scrum como principal framework, pois fornece uma base sólida para explorar vários caminhos, integrar equipes, fomentar transparência e alcançar alinhamento. Também podemos aproveitar o Kanban, PMBOK e outras metodologias de suporte para aprimorar esses elementos fundamentais.
Na minha visão, o Scrum vai além de ser uma mera ferramenta para os times de desenvolvimento. Em vez disso, torna-se uma entidade maior – um componente essencial de um ciclo de feedback. Com o Scrum, as equipes se tornam uma unidade criadora de valor, composta por times multidisciplinares que contribuem com perspectivas diversas e coesas.
Portanto, pense nessas equipes como “micro” empresas dentro da organização maior. Cada uma colabora e se adapta para produzir os resultados necessários alinhados com os objetivos, visão e direção apresentados.
Alinhar-se a uma visão compartilhada
Em termos de gestão, muitas empresas continuam operando com base em práticas desatualizadas, confiando em métricas que foram criadas sem considerar as realidades empresariais atuais. Essas métricas podem criar uma falsa sensação de controle e promover comparações prejudiciais. Isso também pode resultar no que é conhecido como Efeito Cobra, onde a transparência limitada resulta em adaptação lenta e resultados ruins.
Pior ainda, a liderança nessas organizações muitas vezes está fragmentada entre equipes ou departamentos, pois cada um tenta se proteger. Essa abordagem torna os bons resultados praticamente inatingíveis, pois as equipes cedem ao conflito interno em vez de se concentrarem nos objetivos da empresa.
A boa notícia é que uma visão bem estabelecida e um time autogerenciado, multidisciplinar e apoiado pela organização podem eliminar a fragmentação. A colaboração se torna a norma, e todos se alinham em direção a uma direção compartilhada.
Mesmo que percebam a direção escolhida como menos do que ideal, com os princípios da agilidade eles se adaptam e se corrigem continuamente, buscando novas maneiras de progredir graças ao ciclo de feedback inerente. Além disso, o time pode aprimorar continuamente seu processo introduzindo elementos que apoiem a tomada de decisões, como padrões de qualidade e comunicação, e procedimentos de governança.
Quando combinados, times autogerenciados, uma visão clara e um ciclo de feedback rápido maximizam o valor e permitem que você experimente efetivamente durante um período de competição acirrada e orçamentos mais apertados. Todos dentro da organização estão focados em trabalhar em iniciativas que tragam o máximo de valor, permitindo um poderoso e coeso alinhamento de esforços.
Alexandre Mac Fadden é VP da Programmer’s e PST do Scrum.org, e atua há mais de 30 anos no mercado de tecnologia em clientes do Brasil e Estados Unidos. Procura levar solução aos desafios dos clientes através de metodologias ágeis e inovação.