5 maneiras de seguradoras se tornarem mais Data-Driven
Os dados são o ativo mais valioso na indústria de seguros. Seja avaliando riscos, personalizando o marketing, planejando novas opções de precificação, ou em muitas outras tarefas, os dados orientam sua tomada de decisões. No entanto, há uma grande diferença entre ter dados e ser Data-Driven.
Muitas empresas de seguros se veem com muitas informações disponíveis sobre os clientes. Contudo, contam com poucas maneiras de ter uma visão completa de quem eles são, o que desejam e quais planos de seguro personalizados necessitam.
Neste artigo, examinaremos cinco maneiras pelas quais as seguradoras podem se tornar mais orientadas à dados. Desde se livrar dos silos de dados até alavancar a inteligência artificial generativa para subscrição, você vai descobrir maneiras de aprimorar suas capacidades de dados.
1: Quebre os silos de dados para ser Data-Driven
Departamentos em toda a sua organização, como sinistros, marketing, vendas e subscrição, provavelmente têm seus próprios bancos de dados. Mas se esses bancos de dados não estiverem conectados, cada departamento estará trabalhando com informações limitadas. Isso é um fenômeno muito comum chamado silos de dados, onde insights ficam estagnados em painéis que muitos colaboradores da empresa nem sabem que existem.
Contudo, pode ser difícil para as seguradoras quebrarem os silos de dados. Afinal, seus dados podem estar armazenados em formatos diversos, como portais de centrais de atendimento, planilhas, software de rastreamento de comissões e até em papéis guardados no fundo do armário. No entanto, é um passo necessário para construir uma empresa colaborativa e Data-Driven.
A Programmers pode te ajudar a construir um repositório de dados (como um data lake ou data warehouse) que pode servir como a verdade universal. Também podemos aproveitar a automação para digitalizar registros em papel e dispositivos IoT, captando em tempo real dados que antes não eram rastreáveis.
Recentemente, ajudamos uma locadora de carros a rastrear e consolidar dados sobre cerca de 100.000 veículos em um único ecossistema de dados. Construímos um data lake e um data warehouse no Azure para que a empresa pudesse utilizar tanto dados históricos quanto atualizados.
O cliente também podia procurar rapidamente as informações específicas de que precisava graças a um catálogo de dados que construímos. No total, levou 6 meses para essa locadora de carros dizer adeus aos silos de dados e fornecer aos departamentos as informações que precisavam.
2: Implementar e incentivar o uso da telemetria
A telemetria revolucionou a maneira como as empresas de seguros de automóveis entendem o comportamento dos motoristas individuais e os riscos envolvidos em fornecer seguros. Isso permitiu opções de precificação mais dinâmicas que eliminam algumas responsabilidades da empresa e recompensam os motoristas com direção defensiva.
Se você é uma empresa de seguros de automóveis que já utiliza telemetria, certifique-se de incentivar corretamente os motoristas a aderirem a esse serviço. Como o CEO da SambaSafety, Matt Sheuing, disse à Insurance Journal, “a tecnologia de telemetria superou o consumo, e o uso fica aquém do seu potencial total.”
A jornada para a adoção da telemetria começa dando aos clientes visibilidade sobre quanto dinheiro eles poderiam economizar optando por ela. Mas não pare por aí; forneça a eles acesso a alguns dos dados que você coleta da telemetria para ajudá-los a se tornarem motoristas melhores.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em entender seus hábitos diários por meio da tecnologia digital (pense em rastreadores de passos, por exemplo). Portanto, muitos ficarão fascinados ao observar seus sucessos e pontos de melhorias como motoristas.
Se você ainda não usa a telemetria, a Programmers pode ser sua parceira tecnológica para dar esse passo em uma jornada para se tornar Data-Driven. Podemos ajudar a coletar os dados necessários de dispositivos IoT, como smartphones, navegação OnStar ou seus próprios dispositivos proprietários.
Recentemente, ajudamos uma empresa multinacional de bebidas a obter 100% de visibilidade em sua frota de caminhões. Usando dispositivos IoT, fornecemos insights em tempo real sobre a localização, velocidade, ETA, decisões de rota de cada motorista e confirmação de suas pausas obrigatórias. Assim como uma companhia de seguros que utiliza telemetria, isso deu à empresa uma maneira rápida de lidar com a direção imprudente e otimizar operações.
3: Melhorando a qualidade dos dados
Data Quality na indústria de seguros é muito mais do que somente ter informações precisas. A sua organização precisa ter um conjunto completo e auditável de informações relevantes, e que seja consistente com o restante dos dados que coleta. Dessa forma, os tomadores de decisão em toda a empresa podem utilizar dados com a máxima confiança, aproveitando todo o potencial de ser Data-Driven.
Na Programmers, temos mais de 30 anos de experiência em melhorar a qualidade dos dados de empresas. Recentemente, por exemplo, trabalhamos com um banco de investimento para fornecer a eles informações mais confiáveis.
Assim como na indústria de seguros, os bancos de investimento precisam analisar os riscos potenciais dos clientes. A partir dessa análise, vão decidir sobre os serviços que estão dispostos a oferecer. Conectamos os sistemas de origem a um repositório único, garantimos que todas as informações estivessem em conformidade com um padrão e não fossem duplicadas. Isso deu ao banco de investimento a confiança para tomar decisões rápidas com base nas percepções encontradas no repositório.
4: Obtendo mais insights dos clientes com seguros incorporados
Todos os dias, os clientes estão interagindo com seguros incorporados sem nem perceber. Eles decidem se querem segurar o voo de volta para casa enquanto ainda estão reservando o voo. Eles estão considerando as vantagens de fazer um seguro para uma nova televisão enquanto estão no balcão da loja comprando-a. Na indústria de seguros de propriedade e acidentes, as vendas de seguros incorporados devem crescer para 70 bilhões de dólares nos Estados Unidos até 2030.
Além dos benefícios óbvios de oferecer seguros incorporados (ou seja, vender seus serviços onde e quando os consumidores mais precisam), também há vantagens de dados. Com essa estratégia, você pode aprender muito mais sobre os hábitos de seus clientes. Isso inclui onde eles gostam de comprar produtos e serviços, com que frequência compram e quais compras consideram mais importantes para proteger com um seguro.
Sua organização pode descobrir esses insights criando painéis que permitam aos principais interessados ver tendências nas compras de seguros incorporados. Por exemplo, agora que a pandemia de COVID-19 ficou para trás, os consumidores ainda estão segurando voos com a mesma frequência que durante a pandemia? Tendências como essa são importantes para sua organização acompanhar se quiser se tornar Data-Driven.
5: Alavancando a IA Generativa como co-piloto para subscrição
Nenhum artigo de tecnologia estaria completo sem uma menção à inteligência artificial generativa (GenIA). Na indústria de seguros, essa tecnologia atua como uma assistente especialmente útil para subscrição.
A GenIA pode fornecer um relatório inicial sobre um seguro para uma pessoa e com qual taxa. O subscritor pode então revisar as descobertas do sistema, ajustar para vieses e fornecer a taxa e o perfil de risco mais apropriados possível.
Essa tecnologia pode descobrir instantaneamente os dados de que seus subscritores precisam. Para nosso gerente de operações, Rafael Dourado, a GenIA “dá ao usuário superpoderes para se tornar um cientista de dados sem conhecimento prévio em ciência de dados.”
Considerando o quão importante são os dados de seus clientes, certifique-se de não expô-los aos muitos riscos do ChatGPT público. Em vez disso, incorpore essa tecnologia diretamente em seus sistemas internos. Conte com a Programmers para uma IA Generativa sob medida para o seu negócio.
Por onde começar a jornada para se tornar Data-Driven?
“Ainda tratamos dados mais como encanamento”, admitiu um profissional de seguros em uma pesquisa recente da Deloitte. Com todo o trabalho para obter e manter dados de alta qualidade, é fácil pensar neles mais como uma tarefa do que como um ativo.
As cinco técnicas acima podem ajudá-lo a obter dados verdadeiramente transformadores que impulsionarão insights em toda a organização, tornando sua empresa Data-Driven. Mas em qual técnica você deve focar primeiro?
A Programmers pode ajudar, identificando seu nível atual de maturidade de dados e as melhorias que proporcionarão mais valor à sua organização. Saiba mais sobre nossos serviços de análise de dados e avance em sua jornada analítica.