5 Aplicações da Programmers para Acelerar suas Vendas
Aceleradores de vendas são aplicados para explorar o potencial de transformação da ciência de dados e da inteligência artificial para um produto ou serviço de organizações tanto B2B quanto B2C. Os objetivos dessas soluções são aumentar, as taxas de conversão, identificar possíveis erros e cancelamentos e aumentar e identificar de negócios do funil de vendas.
Conheça as 5 aplicações de transformação digital que a Programmer’s possui para acelerar as vendas do seu negócio.
Scoring de Clientes Potenciais
Filtrar e categorizar dados de contato de Clientes Potenciais é essencial para garantir a otimização das conversões e aumentar mais as vendas das empresas. Por isso, a Programmer’s desenvolveu um acelerador para trilhar o sucesso do seu negócio.
A partir da exploração de dados corporativos e dados públicos, realizamos modelagem analítica e aplicamos algoritmos específicos, com o objetivo de classificar e ranquear suas listas de Clientes Potenciais.
Inputs necessários para a aplicação do Scoring
- Lista de clientes com perfil detalhado;
- Exemplos: ramo, vertical de negócio, endereço, porte, etc.;
- Origem dos dados: geralmente, estão disponíveis no CRM da organização;
- Lista de produtos ou serviços que a organização comercializa;
- Origem dos dados: CRM, catálogos de soluções, website corporativo ou outros;
- Histórico de compras dos clientes;
- Período mínimo de 6 meses, recomendado 1 ano;
- Informações mínimas necessárias: cliente, cesta de produtos adquiridos, data;
- Origem dos dados: geralmente no CRM da organização;
- Lista de Clientes Potenciais (Pessoas Físicas ou Jurídicas);
- Origem dos dados: listas geradas em eventos, inscritos em campanhas específicas ou listas adquiridas de terceiros.
Entregáveis deste engajamento
- Lista de Clientes Potenciais, com um valor numérico (nota ou score) associado, representando seu potencial (quanto maior o número, maior o potencial estimado);
- Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.
Motivos para ir além
Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado.
Resultados de negócio que podem ser atingidos
- Aumento no volume de vendas;
- Melhoria nas métricas de vendas: maior hit-rate e menor tempo para fechamento de deals;
- Melhor aproveitamento do budget direcionado para Campanhas de Marketing e Vendas;
- Aumento da eficácia de suas equipes de Vendas permitindo que vendedores invistam mais tempo em Leads de maior potencial para fechamento de negócios.
O que pode ser gerado a partir deste piloto?
- Listas otimizadas de Leads contendo apenas organizações ou indivíduos com alto potencial;
- Estratégias ou campanhas focadas apenas em determinados clusters (agrupamentos) de Leads de acordo com o potencial identificado, permitindo comunicação mais específica e direta;
- Automações no CRM ou outros sistemas corporativos, criando um modelo de classificação e ranking contínuos.
Marketing de Recomendação ou Recomendação de produtos ou serviços
O Marketing de Recomendação ou Recomendação de Produtos e Serviços é uma das ferramentas mais importantes para as empresas que querem se destacar no mercado diante da concorrência. Esse processo se inicia quando um cliente satisfeito compartilha sua experiência para outras pessoas, tornando-se promotor de seu negócio.
A partir da exploração de dados de clientes e seu histórico de compras, realizamos modelagem analítica e aplicamos algoritmos específicos, para identificar qual ou quais são os seus produtos com maior potencial de compra por parte de cada um de seus clientes e implementar no acelerador de Marketing de Recomendação.
Input necessário para a aplicação do Recomendação de produtos
- Lista de clientes com perfil detalhado;
- Exemplos: ramo, vertical de negócio, endereço, porte, etc.;
- Origem dos dados: geralmente, estão disponíveis no CRM da organização;
- Lista de produtos ou serviços que a organização comercializa;
- Origem dos dados: CRM, catálogos de soluções, website corporativo ou outros;
- Histórico de compras dos clientes;
- Período mínimo de 6 meses, recomendado 1 ano;
- Informações mínimas necessárias: Cliente, Cesta de produtos adquiridos, data;
- Origem dos dados: geralmente, estão disponíveis no CRM da organização.
Entregáveis deste engajamento
- Lista de produtos ou serviços recomendados para cada cliente, com alto potencial de interesse, a partir da análise de seu próprio perfil de compras e de clientes semelhantes.
- Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.
Motivos para ir além
Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado.
Resultados de negócio que podem ser atingidos
- Aumento da eficácia de campanhas de vendas;
- Aumento do ticket médio de compras;
- Maior satisfação e engajamento dos seus clientes para transformar em Marketing de Recomendação.
O que pode ser gerado a partir deste piloto?
- Sistema de Marketing de Recomendação integrado ao e-commerce;
- Integração com plataforma de vendas para prover insights para equipe de vendas;
- Campanhas de e-mail marketing, listas de contatos para equipes de Inside Sales ou outras;
- Novas estratégias de combinações de produtos, promoções ou descontos.
Ranking de Potencial de Vendas em regiões
O Ranking de Potencial de Vendas são medidas indiretas de identificação em uma região que absorvem as vendas de determinados produtos ou serviços. Estes indicadores são obtidos através do mapeamento geográfico e de dados do CRM da empresa.
A partir da exploração de dados corporativos e dados demográficos, realizamos modelagem analítica e aplicamos algoritmos específicos, com o objetivo de identificar o Ranking de Potencial de Vendas de regiões geográficas.
Input necessário para a aplicação do Ranking de Potencial de Vendas
- Definição das áreas geográficas a serem mapeadas (regiões, microrregiões ou Estados do país);
- Lista de clientes com perfil detalhado;
- Exemplos: ramo, endereço, porte, etc.;
- Origem dos dados: geralmente, estão disponíveis no CRM da organização;
- Dados demográficos;
- Exemplos: distribuição de população em regiões geográficas, listas de empresas, distribuição de renda por regiões, educação & saúde, entre outros, variando de acordo com a análise a ser realizada;
- Origem dos dados: relatórios e pesquisas adquiridos de empresas especializadas, ou abertamente disponíveis, oriundos de Institutos de Pesquisas, por exemplo;
- Estes dados devem ser disponibilizados pelo contratante no início do engajamento, ou as partes podem realizar busca por dados públicos disponíveis e relevantes ao contexto e utilizá-los, caso existam.
Entregáveis deste engajamento
- Lista de regiões geográficas (regiões, microrregiões e/ou Estados do país), ranqueadas por potencial de vendas.
- Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.
Motivos para ir além
Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado.
Resultados de negócio que podem ser atingidos
- Aumento da eficácia de campanhas de vendas segmentadas por regiões;
- Melhor direcionamento da força de vendas e distribuição de contas por vendedores;
- Abertura de novos pontos de vendas em regiões com alto potencial e baixa presença;
- Identificação de problemas em pontos de vendas em regiões com alto potencial e que apresentam baixo resultado.
O que pode ser gerado a partir deste piloto?
- Campanhas de vendas mais eficazes, com segmentações específicas de acordo com regiões potenciais;
- Criação de áreas específicas de atuação e mapa de distribuição ideal da força de vendas de acordo com potencial de cada área;
- Estipulação de metas de vendas mais adequadas.
Churn Rate de Clientes ou predição da perda de clientes
Aplicar o Churn Rate de Clientes é medir quanto o seu negócio perdeu tanto de receita quanto clientes. Entender essa métrica é vital e essencial para um produto ou serviço corrigir suas inconsistências e reduzir ao máximo o Churn Rate.
A partir da exploração de um conjunto de dados existentes na sua organização, realizamos modelagem analítica e aplicamos algoritmos específicos através do Churn Rate, com o objetivo de prever quais clientes estão com maior propensão de cancelamento de contrato, cortar relacionamentos ou abandonar o seu produto ou serviço com sua empresa.
Input necessário para a aplicação do Churn Rate de Clientes
Os inputs necessários variam muito de acordo com cada organização, porém, é comum considerar os seguintes tipos de dados:
- Lista de clientes com perfil detalhado;
- Exemplos: nome, idade, endereço, cargo, etc.;
- Origem dos dados: geralmente, estão disponíveis no CRM da organização;
- Dados de relacionamento dos clientes com sua organização;
- Exemplos: chamados de suporte realizados, contatos com o canal de relacionamento com o cliente, ligações para o SAC;
- Origem dos dados: sistemas corporativos, relatórios de terceiros (Contact Centers contratados, por exemplo);
- Logs de acesso aos seus produtos digitais ou consumo dos serviços contratados;
- Dados de pagamentos dos serviços contratados;
- Exemplos: faturas pagas e não-pagas, parcelas em atraso, etc.
Entregáveis deste engajamento
- Lista de Clientes com alta propensão ao Churn, com um valor numérico (nota ou score) associado, representando o risco previsto (quanto maior o número, maior o risco de Churn);
- Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.
Motivos para ir além
Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado.
Resultados de negócio que podem ser atingidos
- Redução do Churn Rate de Clientes;
- Manutenção de receita;
- Maior engajamento dos clientes com a sua organização;
- Estratégias e ações mais eficazes de seu time de Customer Success.
O que pode ser gerado a partir deste piloto?
- Integrações com CRM ou outros sistemas corporativos, criando um modelo de classificação e predição contínuos de casos de Churn;
- Entrega de insights importantes para todos os times que lidam diretamente com seus clientes, visando maior engajamento;
- Estratégias ou campanhas focadas em apenas grupos de clientes com alta propensão ao Churn, direcionando o investimento e aumentando sua eficácia.
Análise de Sentimento em Redes Sociais
Para entender melhor qual é a reputação de um produto ou serviço lançado no mercado, a Análise de Sentimento em Redes Sociais é uma técnica que consiste em extrair informações de textos ou sentenças para identificar se a opinião expressada pelos clientes é positiva ou negativa.
Por meio da aplicação de modelos cognitivos de análise de texto, em dados disponíveis em Redes Sociais, podemos entender o sentimento social com relação ao seu negócio.
Input necessário para a aplicação da Análise de Sentimento em Redes Sociais
Análise de Sentimento de dados de postagens ou comentários extraídos a partir dos perfis corporativos da organização em Redes Sociais (Facebook e Twitter), ou publicamente expostos com menções à sua marca, produto ou serviços (marcações ou hashtags).
Entregáveis deste engajamento
- Painel com insights relacionados ao sentimento social sobre sua marca e produtos ou serviços, com identificação de sentimento (positivo, negativo ou neutro), termos mais associados à sua marca e social influencers mais ativos;
- Roadmap da solução, abordando cenários de evolução recomendados, alinhados aos objetivos da organização.
Motivos para ir além
Validar o potencial e a aplicabilidade deste acelerador da Programmer’s INSIGHTS é fundamental, porém é apenas o primeiro passo. Avançar no roadmap da solução é vital para extrair e realizar todo o valor de negócio esperado.
Resultados de negócio que podem ser atingidos
- Melhoria na reputação online de sua marca;
- Estreitamento no relacionamento com seu público alvo;
- Rápida resolução de tópicos de discussão críticos ou negativos;
- Melhorias e inovações em produtos e serviços pautados pelo conhecimento da percepção e feedback social.
O que pode ser gerado a partir deste piloto?
- Dashboards e indicadores que permitem acompanhar dia a dia o sentimento social sobre sua marca, produto e serviços, com segmentações e filtros para uma Análise de Sentimento detalhada;
- Relatórios com informações acionáveis para evolução e melhoria de produtos ou serviços;
- Identificação de social influencers engajados com sua marca para ações de marketing ou publicidade;
- Estratégias ou campanhas digitais focadas em tópicos de discussão com muita atividade nos meios digitais.