22 dicas de UX Design
Você sabe o que uma interface precisa conter para proporcionar uma boa experiência aos usuários, atendendo ao mesmo tempo os objetivos de negócios de sua organização?
Sem dúvidas o UX design tem se tornado uma bengala executiva no diferencial de grandes projetos mercadológicos, principalmente na vertente digital. Ele está interligado com a inovação disruptiva e vem quebrando bruscamente a maneira como são utilizados recursos no mundo. Em paralelo, a globalização faz com que usuários venham aderindo as novas propostas de iteração e experimentação, aprendendo, fidelizando e ressignificando processos de usabilidade e venda.
Por isso, neste artigo, separamos 22 dicas de UX design para ajudá-lo a navegar no desenvolvimento e modernização de produtos digitais, para inovar em um mercado volátil.
Dica nº 1: torne-se um defensor do cliente
Muitas empresas estão adotando o termo “obcecado pelo cliente”, sabendo que os consumidores esperam que os produtos digitais reflitam diretamente seus desejos e necessidades. Embora seja uma palavra da moda neste momento, as empresas que efetivamente alavancam uma mentalidade obcecada pelo cliente obtêm um crescimento de receita 2,5 vezes maior.
No entanto, muitas vezes é difícil ter clientes do mundo real na sala durante o desenvolvimento de aplicações digitais. E é aí que entram os designers de UX. Longe de apenas fazer as coisas parecerem bonitas, ele é o especialista da equipe que está mais profundamente ciente do público-alvo do produto e das necessidades desses usuários.
Em todas as reuniões de desenvolvimento, ele deve assumir o papel de defensor do cliente. Quando as alterações no produto afetam negativamente os resultados do usuário ou o aproveitamento geral da plataforma, ele deve oferecer soluções mais voltadas ao usuário.
Dica nº 2: use as ferramentas necessárias para entender os clientes
Para serem os melhores embaixadores das necessidades dos clientes, os designers de UX devem criar personas de usuário. Eles podem criar mapas da jornada do usuário, que demonstram como um usuário resolve seus problemas na plataforma, e mapas de empatia, que descrevem como os usuários se sentirão ao navegar na plataforma.
Embora os benefícios das personas de usuário sejam amplamente conhecidas, muitas organizações estão apenas começando a adotá-las em seus processos de desenvolvimento. Apenas 36% dos especialistas em experiência do cliente disseram ao Gartner que usam personas em suas estratégias.
Por isso, incetivamos que sua empresa crie mapas de empatia e personas de usuário mais robustas. Certifique-se de ter todas as informações sobre o usuário-alvo de que precisa antes de prosseguir com o desenvolvimento.
Dica nº 3: considere o mercado para o seu produto
Embora a obsessão por clientes seja crucial, você precisa de uma visão mais ampla do mercado e dos principais concorrentes de sua organização para se destacar. As equipes de UX devem realizar pesquisas de mercado para entender os padrões para produtos como o seu. Além disso, você deve procurar maneiras pelas quais essas convenções realmente impedem que os usuários concluam suas tarefas com mais eficiência.
Dica nº 4: saiba o que mudar e o que manter
Embora se destacar da concorrência seja importante, a mudança nem sempre é boa. Seus usuários navegam em produtos digitais há décadas e provavelmente esperam que determinados recursos, como a função de salvar em uma ferramenta de escrita, apareçam em um determinado local. Use a fase de teste de protótipo para saber em quais recursos de UX design, testados e comprovados, os usuários confiam e quais eles não gostam.
Dica nº 5: tenha uma experiência de usuário consistente em todas as plataformas
Aqui está uma coisa que não deve ser alterada: conforme discutimos em nossa postagem no blog sobre as dez heurísticas da Nielsen , deve haver um UX design semelhante em todos os seus produtos digitais. Dessa forma, um cliente acostumado a uma de suas plataformas pode facilmente se adaptar a uma nova.
Considere os produtos da Microsoft, como Excel, PowerPoint e Word. Cada um tem uma interface semelhante, permitindo que os usuários se sintam rapidamente em casa no ecossistema da Microsoft. Isso também incentiva os usuários a continuar usando os sistemas da Microsoft, pois eles se familiarizaram mais com a forma como operam do que com as ofertas dos concorrentes.
Dica nº 6: defenda o envolvimento do UX design em todas as etapas
As equipes de UX precisam estar envolvidas em todas as etapas para garantir que os produtos satisfaçam totalmente as necessidades dos usuários. No entanto, muitas organizações se concentram apenas em UX nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Porém os UX designs podem aumentar a reputação da marca, a eficiência e a fidelidade do cliente atuando durante todo o desenvolvimento e modernização das aplaicações.
Dica nº 7: pense além do funcional
É fácil para as organizações se contentarem com UX design que seja simplesmente funcional. Se os usuários puderem eventualmente encontrar o que estão procurando e o layout geral for agradável de se ver, essas empresas pensarão que o trabalho de UX desing está concluído. No entanto, essa mentalidade pode ter impactos negativos a longo prazo.
Para sistemas voltados para colaboradores, o UX design simplesmente “funcional” limitará a produtividade e deixará os usuários menos entusiasmados com a conclusão de suas tarefas na plataforma. Enquanto isso, para sistemas voltados para o cliente, contentar-se com o funcional significa que os clientes terão poucos motivos para escolher seus produtos em detrimento da concorrência.
Para levar seu UX desing ao próximo nível, conduza pesquisas com usuários e descubra como é possivel experiências significativas em aplicativos intuitivos e atraentes.
Dica nº 8: comece com uma visualização em nível macro
“Estamos conectando essas duas páginas intuitivamente?”, “Este botão deve aparecer aqui ou ali?”. O UX design geralmente pode ficar atolado em detalhes técnicos. No entanto, é importante que ele comece olhando para o quadro geral.
Considere o usuário-alvo e suas necessidades. Em seguida, conecte essas necessidades com as metas de negócios da sua organização para o aplicativo. Uma vez que você tenha uma compreensão firme do quadro geral, muitas das respostas a essas questões de nível micro serão mais claras.
Dica nº 9: escolha o processo de ideação que funciona para você
Em 2023, existem muitas maneiras para começar a projetar e organizar o fluxo de seu novo produto digital. Isso inclui o wireframing do design em uma plataforma digital sofisticada. No entanto, você ainda pode aproveitar a solução de baixa tecnologia de levar a caneta ao papel e esboçar suas ideias.
Adote qualquer método de rascunho que funcione melhor para sua empresa, seja um wireframing sofisticado ou desconectar o computador por um tempo para esboçar suas ideias.
Dica nº 10: adote o teste de protótipo
Depois que sua equipe concluir um protótipo de alta fidelidade, é importante dedicar bastante tempo para ver como o design e o fluxo são intuitivos para usuários do mundo real. Esta é uma oportunidade crucial para confirmar se os usuários podem navegar facilmente no aplicativo e concluir suas tarefas.
Como o Hubspot menciona, as equipes de desenvolvimento se beneficiarão do teste de protótipo muito tempo depois. “Os desenvolvedores não precisam revisar o código de um produto mal projetado que já foi construído, e a equipe de produto tem mais chances de lançá-lo dentro do prazo.”
Dica nº 11: explore o feedback dos usuários sobre protótipos
Navegando nas redes sociais, é fácil pensar que as pessoas sempre falam o que pensam. No entanto, nem sempre é esse o caso quando você recebe um feedback do usuário. Algumas pessoas podem ser mais abertas sobre suas impressões do que outras. Se você estiver coletando feedback dos usuários ao vivo, faça algumas perguntas de acompanhamento, para que eles possam elaborar ou esclarecer declarações vagas.
Em outros casos, você pode estar analisando o feedback enviado por e-mail, mídia social ou portal. Nesses casos, pode ser necessário explorar como um usuário se sente a partir de declarações pouco claras. Lembre-se de que os usuários terão menos conhecimento sobre UX do que você, portanto, talvez seja necessário “traduzir” o feedback deles em itens de ação para melhorar o design e a navegação.
Dica nº 12: torne certos recursos “pop” para tornar as ações intuitivas
Você já viu um botão tão tentador que você só precisava pressioná-lo? A criação de botões e formulários que se destacam ou que se destacam visivelmente dos outros ativos pode ajudá-lo a orientar os usuários em direção às ações que você deseja que eles executem. Por exemplo, um botão “Adicionar ao carrinho” muito satisfatório pode encorajar os clientes em uma plataforma de e-commerce a dar o próximo passo em sua jornada de compra.
Dica nº 13: priorize a acessibilidade
Muitos desenvolvedores e designers criam subconscientemente aplicativos para pessoas como eles. No entanto, é crucial considerar as necessidades dos indivíduos com deficiências que limitam sua audição, visão, movimento e muito mais.
Um estudo recente descobriu que 65% dos aplicativos iOS gratuitos atendem ou superam os padrões de acessibilidade. Isso indica que tornar as experiências digitais acessíveis não é apenas a coisa certa a fazer moralmente, mas também é crucial para acompanhar seus concorrentes.
Dica nº 14: aproveite ao máximo a auditoria de UX
Depois que o produto digital estiver pronto para implantação, uma das últimas coisas a verificar na lista é a auditoria de UX. Longe de ser uma reflexão tardia, este é um momento em que você pode garantir que o produto final atenda a todas as necessidades do usuário-alvo.
Também é um momento crucial para verificar novamente se o aplicativo está o mais acessível possível e se as preocupações do usuário levantadas durante a fase de protótipo foram corrigidas com precisão.
Dica nº 15: não vá sozinho
Com o aumento da concorrência por gastos limitados do consumidor, as organizações precisarão de todos os insights e especialistas que puderem. Considere contratar um provedor de serviços para dar suporte à sua equipe de UX. Dessa forma, você pode aproveitar as habilidades exclusivas de uma ampla gama de especialistas e aliviar a carga de sua equipe interna.
Na Programmers, nossa metodologia exclusiva, Agile Experience, garante que você tenha as equipes, ferramentas, treinamento e métodos ágeis certos para implantar um produto de alta qualidade centrado em suas necessidades de negócios.
Dica nº 16: Crie maneiras de os clientes recomendarem sua plataforma para outras pessoas
Você já começou a usar um aplicativo e quase instantaneamente foi solicitado a avaliá-lo? Os aplicativos geralmente pedem que você espalhe a palavra sem ganhar esse nível de lealdade.
No entanto, seguindo as dicas de UX design que vimos até agora, sua organização fornecerá um sistema que ressoa com os usuários. É por isso que é importante dar aos clientes uma maneira de contar aos outros sobre o produto. Pode ser um sistema de classificação e revisão, um botão que permite aos usuários compartilhar conteúdo nas mídias sociais ou muitas outras alternativas. Apenas certifique-se de que esses recursos sejam discretos e que os usuários não precisem se envolver com eles até que estejam prontos para endossar publicamente seu produto.
Dica nº 17: faça do UX uma prioridade na modernização
Há muitas maneiras diferentes de modernizar aplicativos legados, como migração para a nuvem, limpeza de código e integração de sistemas. No entanto, uma maneira que muitas vezes passa despercebida é atualizar o UX de seus sistemas. À medida que sua organização procura maneiras de tornar seus aplicativos mais atraentes para os clientes e úteis, defenda uma abordagem de modernização orientada para UX.
Dica nº 18: avalie seu sucesso geral de UX
À medida que sua organização moderniza o UX de seus sistemas legados, também será útil obter uma visão geral da experiência do usuário em todos os seus aplicativos. Dessa forma, você pode identificar problemas que passaram despercebidos.
Mais importante, essa avaliação geral permite que suas equipes tenham uma ideia ampla da eficácia de seus processos de UX. Sua organização está na melhor posição possível para criar sempre uma experiência de usuário de alta qualidade ou há um componente que sempre falha? Responder a essa pergunta pode ajudar sua empresa a evitar problemas e reformas dispendiosas no futuro.
Dica nº 19: veja nas mídias sociais o que os clientes estão dizendo sobre sua aplicação
Como você pode dizer que aplicativos desatualizados e UX abaixo da média estão prejudicando a eficiência e a reputação da marca? Um dos primeiros sinais que os clientes frustrados lhe darão é entrar na Internet e demonstrar sua insatisfação com o produto.
Ouça as menções da marca nas mídias sociais e veja o que os clientes estão dizendo. Para sistemas voltados para colaboradores, fique de olho nos chats da empresa, do departamento ou peça feedback diretamente a cada um.
Em seguida, leve essas informações para suas equipes de desenvolvimento e pense em maneiras de remover essas frustrações, como melhorar a navegação, tornar o design mais intuitivo ou remover bugs.
Dica nº 20: acompanhe quanto tempo os usuários levam para concluir as tarefas
Você deseja que os usuários passem mais tempo em seu ecossistema digital porque gostam, não porque estão lutando para concluir uma única transação ou entrada. Depois que um produto for lançado, colete dados sobre quanto tempo os usuários levam para concluir uma tarefa.
Se o tempo de conclusão for alto, decida como o UX pode ajudar a agilizar esse processo. Você precisa melhorar a navegação para que os usuários encontrem o que precisam? Sua aplicação precisa de um design melhor? Tenha essas conversas constantemente com os dados que você coleta.
Dica nº 21: ajude os usuários a entenderem os erros que eles estão cometendo
Às vezes, os usuários não conseguem concluir tarefas porque inseriram informações erradas ou não estão de acordo com os processos do aplicativo. A UX deve ajudar o cliente a voltar aos trilhos com um lembrete útil.
O texto em uma cor atraente pode ajudar, como o exemplo acima de um processo de criação de senha com falha no Microsoft Outlook. Se as instruções que você precisa dar aos usuários forem mais complicadas, considere incorporar um vídeo para demonstrar o que eles precisam fazer.
Dica nº 22: crie uma UX tão boa que os usuários encontrem desculpas para retornar
Você já passou algum tempo navegando em uma loja virtual mesmo sem precisar comprar nada? Você já percorreu as mídias sociais, embora não precisasse verificar nada em particular? Isso porque a experiência do usuário dessas plataformas eram tão agradáveis que dava vontade de voltar mesmo sem ter uma tarefa a cumprir.
Muitas empresas e plataformas estão disputando a atenção de seus clientes para que qualquer coisa mediana tenha uma chance. Em vez disso, o objetivo desde a primeira sessão de brainstorming até a implantação deve ser sempre criar uma experiência de usuário tão satisfatória que clientes e funcionários mal possam esperar para voltar.
Pensamentos finais sobre UX Design
57% dos colaboradores disseram ao Gartner que suas empresas não lhes deram as ferramentas necessárias para criarem experiências ao cliente que atingisse o próximo nível.
Felizmente, como descrevemos em nossas 22 dicas de UX design, há muitas maneiras de começar. Sua equipe de UX pode criar produtos digitais mais atraentes para clientes e funcionários, aproveitando pesquisas de usuários, criando personas e permitindo que os usuários testem protótipos quando disponíveis. Se você precisar de ajuda ao longo do caminho, a Programmers oferece serviços de desenvolvimento de produtos digitais de ponta a ponta que orientam suas equipes desde a primeira sessão de brainstorming até a implantação.
Sua equipe também pode modernizar a experiência do usuário de aplicativos legados para criar fluxos de trabalho mais eficientes e aumentar a reputação da marca. Saiba como nosso serviço Fast-Track App Modernization pode ajudá-lo a ver valor contínuo onde você mais precisa a cada 90 dias.