Treetech evolui sua plataforma de gestão de ativos
A Treetech, especializada na gestão de ativos de subestações elétricas e presente em mais de 50 países, encontrou na Programmers, a parceira essencial para evoluir a performance do seu software de gestão de ativos corporativos (EAM – Enterprise Asset Management).
Portanto o projeto desenvolvido pela Programmers teve início no final de 2020 e o principal objetivo era incluir novas funcionalidades. Como “solicitação de intervenção” e “registro de evento”, que tornaram a solução EAM da Treetech mais eficiente para lidar com os desafios de gestão da manutenção e operação das subestações elétricas.
“Sem dados analíticos que possam ajudá-las a desenvolver ações assertivas de monitoramento e controle para embasar suas estratégias de O&M (operação e manutenção) e gestão de ativos, as concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica estão sujeitas a grandes riscos. Podendo assim, afetar as pessoas, o meio ambiente e as finanças das empresas”, disse Marcos Alves, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Treetech.
Novas funcionalidades projetadas pela Treetech e desenvolvidas pela Programmers
As novas funcionalidades projetadas pela Treetech e desenvolvidas pela Programmers adicionaram ao portfólio da Treetech um novo módulo denominado Solicitação de Intervenções (SI), que deu ao EAM o poder de acompanhar as solicitações de interferências nas instalações elétricas de forma 100% online e mais ágil. A vantagem é que o EAM atinge o nível mais alto de gestão empresarial com informações valiosas sobre diagnósticos das condições dos equipamentos a partir de dados de sensores e softwares especialistas, ajudando a empresa a otimizar os seus recursos e investimentos. É possível, por exemplo, prevenir falhas em ativos, antecipando assim os possíveis apagões.
Um dos desafios do projeto foi a adaptação da plataforma às regras estabelecidas para o negócio. “Para superar esse obstáculo, implementamos testes automatizados, essenciais para evitar efeitos colaterais na aplicação. Além de garantir total robustez e resiliência na aplicabilidade das novas regras”, disse Railson Lima, Digital Applications Leader da Programmers.
“Conseguimos ajudar a Treetech a superar os seus desafios por meio de um projeto baseado no conceito de Agile Experience. Esse modelo cria uma oportunidade para a companhia se tornar mais eficiente e inovadora com processos ágeis”, diz Keiko Nakatsubo, Sales Executive da da Programmers. Além disso, a executiva ressalta que a Programmers atuou junto com a Treetech em cada sprint para atender às novas necessidades do produto e de seus clientes durante a evolução do novo módulo SI.
Próximos passos da Treetech
Com um portfólio de produtos mais robustos, a Treetech direciona o foco da sua estratégia comercial para expandir a base de clientes para além da vertical Energia. “Estamos buscando levar a nossa família de produtos para aplicações em outras indústrias como Óleo e Gás e aplicações industriais”, explica Alves.
Com as novas funcionalidades, o EAM, segundo o diretor, terá um papel fundamental nessa nova etapa. Uma vez que a “aplicabilidade é mais genérica e imediata para promover a gestão eficiente de ativos de qualquer indústria”, avalia.
Programmers Agile Experience
O Agile Experience indica caminhos de forma interativa e incremental. Expondo ineficiências e possibilitando engajamento por completo de todos os responsáveis pelo desenvolvimento, do Product Owner aos Stakeholders, garantindo alinhamento com a estratégia do negócio.
Trata-se de um método que evolui de acordo com o feedback do cliente, o Time to Market e priorizações internas. Permitindo assim que as organizações inovem com agilidade. O resultado? Produtos digitais com geração rápida de valor, escopo flexível de implementação e early ROI. Vamos juntos construir uma história de sucesso? Fale agora com um dos nossos consultores!
Veja também na mídia o case publicado
– Channel 360: Treetech moderniza sua plataforma de gestão de ativos com a Programmers