Como ser mais produtivo com a Power Platform?
O ambiente de trabalho cada vez mais necessita reduzir custos, escalar o desenvolvimento de forma ágil e eficaz. E talvez as respostas para tais demandas podem contar com plataformas de desenvolvimento Low-code e No-Code, como a Power Platform, para facilitar a jornada digital que as empresas procuram.
A Power Platform é o ambiente de desenvolvimento criado pela Microsoft. Ele tem como intuito apoiar essa demanda do mercado com simplicidade no uso pela possibilidade de criação de novos aplicativos, mesmo sem o desenvolvimento de códigos complexos.
Com quatro produtos chaves – Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents – cada um traz o papel de atender uma necessidade específica do negócio e, juntas, são capazes de potencializar as empresas em suas análises de dados, resoluções de problemas e simplificação de processos por meio das automações.
Portanto, a seguir, vamos conhecer cada um desses produtos.
Power Apps
Power Apps é uma poderosa solução para a criação de aplicativos, você pode criar desde simples aplicações como gerenciamento de tarefas até complexas como um gerenciamento de inventários. A Power Platform disponibiliza uma forma de acessar sua base de dados através dos chamados Conectores.
São centenas de conectores para que você consiga trabalhar com os dados, não importa onde estejam, desde bancos de dados relacionais, tabelas do SharePoint, Office 365, Twitter entre tantos outros. Além disso, possibilita a criação de conectores customizados caso você não encontre um nativo.
Isso proporciona liberdade e flexibilidade uma vez que o ambiente onde seus dados estão não é mais um impeditivo. O Power Apps ainda divide-se em três tipos de aplicativos para atender aos diferentes cenários necessários.
Canvas Apps
É uma ótima escolha quando buscamos criar apps customizados para celulares ou tablets. Portanto, você pode interagir com os dados e tem à disposição uma infinidade de controles que você pode arrastar e colocar na tela para assegurar uma melhor experiência de uso.
Model-Driven Apps
Essa modalidade de aplicativo cria-se utilizando dados construídos e utilizados no Microsoft Dataverse, um serviço de armazenamento de dados já presente no Dynamics. Com ele, definimos os relacionamentos, os formulários e as visualizações, além das regras de negócio que farão parte da sua aplicação, eliminando a necessidade de se preocupar com o tamanho a ser escolhido, uma vez que ele é nativamente responsivo.
Power Pages
A solução no-code para criação de web-sites personalizados com a mesma experiência de arrastar e soltar criando sites ricos e interativos.
Power Automate
Baixar anexos de e-mail, enviar arquivos para o banco de dados, enviar e-mails com respostas, notificar clientes ou fornecedores sobre alguma novidade ou responder publicações nas redes sociais, são algumas frentes no qual o Power Automate, produto da Power Platform, pode atuar. São geralmente tarefas repetitivas que consomem bastante tempo e que podem e devem ser gerenciadas pelo computador.
Esta é uma ferramenta de controle de fluxos, permite que você aplique uma regra atribuindo reponsabilidades. Por exemplo, sempre que você receber uma nota fiscal no seu e-mail, deverá baixar o XML e incluí-lo em uma pasta no seu SharePoint, à qual sua equipe de compras tem acesso. Além disso, você deverá enviar um e-mail para notificar os colaboradores que precisam ter acesso a essa informação.
Você também pode criar fluxos de aprovação através do Power Automate, automatizando tarefas repetitivas para economizar tempo e dinheiro para sua empresa. O Power Automate permite a criação de três tipos de fluxos:
Cloud-flows
Esse tipo de flow é realizado através de gatilhos que executam uma ou mais tarefas como no exemplo anterior que ao receber um e-mail com uma nota fiscal (gatilho), o download do arquivo (ação), grava o xml em um repositório do SharePoint (ação), e envia o e-mail para colaboradores (ação), tudo isso automatizado em uma sequência de passos.
Business process flows
Utilizamos esse tipo de fluxo ao criar Model-Driven Apps para criar fluxos de trabalho que guiam o colaborador no passo a passo do que é necessário para realizar uma determinada tarefa.
Desktop flows
Este é o processo de automação robótica em que você pode gravar ações realizadas no seu desktop ou até mesmo em um site. Você pode criar um gatilho para executar esse processo.
Power BI
Outro produto do Power Platform é o Power BI, uma coleção de serviços que permite transformar dados que antes não tinham relacionamento em informações coerentes e valiosas para sua organização. Com ele você consegue facilmente conectar suas fontes de dados, limpar e modelar sem afetar a fonte dos dados, visualizar as informações que são de fato importantes e compartilhá-las com qualquer um que você deseje.
Três elementos compõem o Power BI:
Power BI Desktop
É a ferramenta utilizada para transformar e visualizar seus dados, com ele é possível criar relatórios e visualizações.
Power BI Service
Após o tratamento dos dados e a criação das visualizações e relatórios é utilizado o Power BI Service que será a plataforma responsável por gerenciar e que terá acesso a essas informações e de que forma ela será disponibilizada.
Power BI Mobile
Já o Power BI Mobile é a ferramenta utilizada para a visualização das informações a partir do seu smart-phone ou tablet.
Power Vitual Agents
O Power Virtual Agents, a última ferramenta do Power Platform, adapta-se de uma inteligência artificial para a criação de chatbots. Com essa ferramenta é possível resolver desde simples problema com clientes através da interação em um chat de conversas até solicitações altamente complexas.
Você também consegue empoderar sua equipe garantindo que eles participem do processo de criação. Assim você reduz os custos de atendimento ao cliente e ainda garante que um agente humano será acionado caso a demanda não consiga ser atendida. Além disso, irá aumentar a satisfação do usuário uma vez que haverá um local para resolução de problemas disponível 24h nos 7 dias da semana.
O chatbot, baseado em IA, utiliza conversação natural para atender seu cliente da mesma forma que um agente humano o faria. Além disso podem ser vinculado gatilhos para que problemas sejam resolvidos ainda durante o atendimento através do chat.
Conclusão sobre a Power Platform
Todas essas capacidades mencionadas são apenas a superfície do que podemos alcançar utilizando a Power Platform.
Manter-se ágil e impulsionar o seu negócio com um único ambiente de ferramentas low-code é o objetivo por trás da power platform, criada para trabalhar em conjunto com segurança, gerenciamento e conformidades fortes. Proporcionando que você consiga conectar suas ferramentas, criar aplicativos seguros e governáveis além da geração de soluções em escala empresarial.
Para isso é importante contar com uma parceria que proporcione o melhor dessas ferramentas, minimizando os custos, garantindo o controle das informações, gerenciando os dados, customizando as ferramentas para que se adequem ao seu perfil organizacional e entreguem cada vez mais valor aos seus clientes internos e/ou externos.
A Programmers atua orientando as atividades prioritárias, com expertise no desenvolvimento ágil, por meio de tecnologias avançadas. Conte conosco nesta jornada de criação na Power Platform.
Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar algum desses recursos? Portanto, entre em contato com os nossos especialistas!
João Batista é desenvolvedor back-end C# e Java, atuando também com Angular em projetos front-end. E possuí certificações como, Microsoft Certified: Power Platform Fundamentals, Microsoft Certified: Power Platform App Maker Associate e Microsoft Certified: Power Platform Developer Associate. No tempo livre, adora jogos on-line, viajar, ler e estar entre amigos.