Carreira de Especialista Tech na Programmers
Como nem todo mundo tem o perfil ou o desejo de seguir carreira em uma linha de gestão, mas mesmo assim quer ir além, damos a possibilidade que os profissionais sigam também o caminho de se tornarem especialistas em suas áreas na nossa trilha de carreira.
O especialista tech é um profissional que dedica boa parte de seus estudos a uma linha, conceito ou tecnologia específica, tornando-se um grande conhecedor disso. Abaixo vamos entender mais de suas especificidades, caminhos e desafios.
O que é um Especialista Tech?
O especialista tech é aquele que detém bastante conhecimento e experiência sobre determinada área ou tecnologia. É um profissional extremamente técnico se tornando na comunidade, dentro de um time, ou no cliente, um profissional de referência em skills técnicos.
Apesar do que se acredita, um especialista tech não precisa saber de tudo. Em modo geral é impossível dominar tudo que existe no ramo de TI, ainda mais com a velocidade com que as coisas mudam nesse campo. Porém ele precisa entender e conhecer um pouco de muitas áreas e tecnologias, obtendo profundidade em uma delas.
É um profissional que tem uma base solida para resolver desafios, entende de regras de negócio, tem uma visão ampla da situação. Além disso, pensa sempre a longo prazo, coloca a mão na massa e sabe onde e como procurar a solução, para obter as ferramentas certas para apoiar o time ou comunidade.
Para Kemely, nossa Associate Developer, que almeja alcançar essa posição, ser uma especialista tech vai além. “É mais do que só saber como resolver os problemas. Precisa conseguir apoiar em todo processo da parte técnica, entendendo do negócio e de suas particularidades para propor a arquitetura adequada. É saber ser um pouco Analista de Negócios, Desenvolvedor, Arquiteto e saber vender”, afirma.
Transmitir conhecimento a chave dessa trilha
Um especialista tech de verdade, além de ter muito conhecimento e experiência, ele precisa se tornar referência e para isso, ter uma boa comunicação é primordial para esse profissional. Afinal de nada adianta saber muito e ser fera no que faz, se não souber transmitir e compartilhar seu conhecimento com os outros.
Adoniel é nosso Data Engineer e está trilhando o caminho para se tornar um especialista na área de engenharia e produto de dados. Para alcançar essa posição ele acredita que é preciso se tornar uma esponja.
“O especialista tech é o suporte do time e de outras pessoas e quando elas o procuraram ele tem que saber transmitir seu conhecimento de forma clara. Por isso, costumo dizer que precisamos ser como uma esponja que absorve o sabão, aqui no caso é o conhecimento, e que depois consegue transferir seu conteúdo para uma superfície, ou seja para outras pessoas”, ressalta.
Para muitos, atuar próximo as comunidades (seja ela dentro ou fora da empresa de atuação), é uma oportunidade de evoluir na jornada de se torna um especialista tech. Por ser um espaço de troca é ali que surgem documentos e ferramentas de apoio para esse profissional, contribuindo direta e indiretamente em sua carreira.
Esse é o caso do nosso Associate Architect, Kaique, que tem como objetivo se tornar um especialista em arquitetura corporativa e vê nas comunidades uma oportunidade de acelerar seu desenvolvimento: “Estar envolvido na comunidade me ajuda a estar atualizado com as tendencias de mercado, me permite trocar experiência, ter contato com tecnologias que eu nunca tive, entender como outros profissionais enxergam certos problemas e soluções. Então participar de comunidades faz com que eu evolua em vários aspectos que não evoluiria tendo outras perspectivas”, conta.
Desenvolvimento de um Especialista Tech
O desenvolvimento do Especialista Tech é uma jornada longa de estudos e experiência de mercado. Além disso, essa expertise pode ser conquistada na prática no dia a dia, cursos, certificações e até mesmo por meio da participação ativa em comunidades, como vimos acima.
Como ele é um profissional técnico, boa parte do seu desenvolvimento é dedicado aos estudos que acabam sendo constantes. E sem dúvidas esse é o ponto mais desafiador da carreira, “Se manter atualizado, com a velocidade que as soluções se atualizam, é desafiador, você termina de estudar uma e já tem outra para começar. Fora colocar as coisas em prática e colher resultados”, comentam Adoniel e Kaique.
Outro ponto importante é ter uma base sólida das coisas básicas, como: lógica, boas práticas, o máximo de arquiteturas possíveis, machine learning, big data e outros. Afinal, nem sempre o especialista atuará com as tecnologias mais recentes do mercado. Obter soft skills é complementar, uma vez que o especialista precisa saber passar seu conhecimento e ter habilidades que o ajudem a guiar o time.
Conheça a jornada da nossa Senior Business Intelligence
Pensando nessa jornada, a Camila, nossa Senior Business Intelligence, conta o caminho que ela está percorrendo para se tornar uma especialista de BI em visualização.
“Comecei minha trajetória na faculdade fazendo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quando decidi seguir a área de dados, achei valido me aprofundar mais no assunto através de uma pós em Ciência de Dados.
Acredito que a faculdade e algumas certificações são hoje portas de entrada, mas o que me levou até aqui foi vivenciar a área, conhecer e ter trocas com outros profissionais. Resumindo foi a experiência adquirida, estando em projetos que me fizeram ganhar demandas que me desafiaram, pôr a mão na massa e ver acontecer é isso que me fez adquirir muita bagagem.
Aqui na Programmers, meu líder sabe até onde quero chegar e me auxilia nessa trajetória me direcionando, além das certificações e cursos. Também tive a oportunidade de orientar e passar meu conhecimento na área de dados para alguns estagiários. Poder contribui na carreira de outras pessoas para mim é um dos papeis principais de um especialista.
Mas ainda tem um longo caminho para eu trilhar. Comecei na área em 2017, venho desde então evoluindo bastante, mas falta eu adquirir ainda muito conhecimento e experiência. Então o maior desafio dessa jornada é o tempo”, ressalta.
Jornada de Especialista Tech é na Programmers
Durante a escolha e a jornada da carreira de cada profissional, oferecemos o apoio necessário para que cada um desenvolva as habilidades necessárias para alcançarem seus objetivos. Orientamos as etapas, mas o percurso acaba sendo de responsabilidade de cada um.
Para Kemely, esse apoio e orientação estão sendo fundamentais para ela traçar as metas e ir aos poucos trilhando seu caminho:
“Por mais que eu soubesse o que eu queria para minha carreira, eu não sabia nem por onde começar. Foi nas 1:1 com meu gestor que consegui traçar metas possíveis ano a ano. Isso fez toda diferença e já vejo resultados. Sem contar que com o PDI consigo continuar me especializando muitas vezes sem custo algum. Por fim, estar em projetos desafiadores é uma experiência que agrega minha bagagem, me faz aprender e melhorar tecnicamente em vários aspectos”, comenta.
E você? Tem o objetivo de se tornar um especialista tech? Então vem se desenvolver conosco, confira nossas vagas abertas e faça parte do #MundoProgrammers.