Como a integração de sistemas garantiu à uma instituição financeira escalar e unificar o cadastro de clientes
Ter todas as informações das áreas de negócio de uma empresa integradas pode ser um grande desafio, e era exatamente este obstáculo que um grande banco internacional de investimentos possuía quando procuraram a Programmer’s. Eles precisavam unificar e centralizar a visão de todos os dados a nível de clientes dos mais de 1.000 usuários na base, obtendo um processo de Data Quality na operação de quatro sistemas: Gestão de empréstimos, Avaliação de risco de crédito, Gestão de relacionamento com o cliente e Sistema operacional de negócios.
Cada um desses processos era considerado sistemas bancários a parte, sem qualquer integração, obtendo problemas com a veracidade, confiabilidade, controle e padronização. Quando necessário esses dados eram correlacionados manualmente sistema por sistema, revelando uma série de inconsistências, como, perda do controle de qual cadastro era o mais recente ou correto, como também na duplicidade ou diferenciação entre variações de um mesmo cliente.
Benefícios da integração dos sistemas
Para resolver o desafio, a Programmer’s repensou toda a arquitetura junto ao cliente e a partir disto foi construído um novo ambiente. Trazendo modernização, visão unificada dos dados de seus clientes, integração de todos os sistemas, conquistando controle da qualidade dos dados e uma fonte única e centralizada para todas as operações do banco, permitindo que a organização obtivesse:
• Simplificação na integração de sistemas de ponta a ponta, trazendo escalabilidade, consistência e integridade de dados;
• Estabelecimento de uma base de dados para uma gestão eficaz e com foco no cliente;
• Arquitetura de Aplicativo projetada para atender totalmente aos requisitos desse novo sistema;
• Redução de + 40% do trabalho manual.
Após a implementação o banco ganhou visão estratégica (end-to-end) dos principais indicadores permitindo que o processo de tomada de decisão fosse integrado entre algumas áreas a nível de cliente. E além de garantir qualidade de ponta a ponta na criação de cadastros, estabeleceu uma fundação de dados de um sistema de gerenciamento de informação, permitindo a transição para uma organização com as melhores práticas de construção de sistemas focado no usuário final. Confira outros benefícios:
Modernização da Arquitetura com API’s
Ainda, foi construída uma arquitetura em nuvem com fila de mensagens para que quando fosse realizada, por exemplo, uma alteração ou um novo cadastro no CRM, prontamente todos os sistemas integrados por essas API’s fossem atualizados e sincronizados no database. Esta plataforma também automatizou a replicação e conformidade de dados entre os sistemas do cliente, auxiliando diretamente na eficiência da operação.
Quer saber mais sobre como seu negócio pode também se beneficiar da integração de sistemas? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.