Desenvolvimento de app de BI, consolida KPIs globais da ABInBev
A multinacional AB-InBev, fabricante de mais de 500 marcas de bebidas, tinha como grande desafio de negócio levar a seus líderes e tomadores de decisões uma visão global dos dados financeiros da área de supply chain. Tais como KPIs, custos de insumos, matérias-primas e indicadores logísticos, de forma unificada, atualizada e como fonte única da verdade. Além disso, enfrentava o desafio de lidar com mais de 3.000 KPIs globais que dão suporte à cadeia de suprimentos da empresa em todo o mundo, diariamente.
A fim de suprir as necessidades da área, em 2019, a ABInBev fez uma migração para o ERP Anaplan. Porém, embora o ERP seja extremamente robusto para os desafios de gestão da multinacional, não possuía flexibilidade para fornecer aos usuários de negócios relatórios atualizados e consolidados dos KPIs globais.
Para resolver esse gap, escolhemos a solução Power BI da Microsoft. No entanto, consolidar os KPIs em relatórios era um processo bastante lento. Demorava cerca de uma semana, além de estar sujeito a erros. Uma vez que extraíamos manualmente os dados do ERP, carregávamos em planilhas Excel com nível de detalhamento de resultado por fábrica gerando milhares de linhas. Depois, tratávamos, para só então disponibilizar no Power BI, com números já defasados, do mês anterior. Acarretando no fim, lentidão e baixa confiabilidade na visualização e análise dos dados.
Beerometer
Em busca de agilidade e precisão nos números, a multinacional de bebidas e cervejas, contou com a competência técnica da Programmers para desenvolver um aplicativo de BI que de fato atendesse todas as necessidades da empresa.
“A visualização e análise dos KPIs globais era um processo muito lento antes da Programmers, porque não havia um banco de dados estruturado. Era urgente fornecer aos líderes de negócios e usuários mais agilidade e assertividade na entrega de relatórios para a tomada de decisões estratégicas em relação às nossas mais de 300 cervejarias e 600 centros de distribuição ao redor do mundo”, diz Chris Russell, gerente global de Supply Transformation da ABInBev.
O projeto foi iniciado em março de 2020, começando com a identificação dos dados no ERP Anaplan, visando a integração com o Power BI. A partir daí, foi construída uma base de dados estruturada. Além disso, um processo 100% automatizado para, diariamente, extrair, armazenar, tratar e atualizar duas vezes por dia o relatório final com os mais de 3.000 KPIs.
A etapa final foi a entrega do aplicativo Beerometer, arquitetado dentro do Power BI, uma plataforma amigável e confiável. O app traz os dados e KPIs globais de forma unificada e como fonte única nas mãos da presidência, executivos C-level, diretores e gerentes da ABInBev espalhados pelo mundo, em apenas um clique.
Novos insights de negócios
Agora, os decisores da área apenas precisam pegar um café e analisar rapidamente, de forma organizada e padronizada, os KPIs atualizados e confiáveis. Isso capacita os cerca de 800 usuários de negócios da ABInBev, fornecendo acesso direto e democratizado ao Beerometer, o que permite que eles obtenham novos insights de negócios todos os dias, sem que a empresa precise investir na aquisição de novas licenças para o ERP, de onde os dados são extraídos.
“Temos uma enorme satisfação de contribuir para um projeto que se reflete diretamente no dia a dia de negócios de uma empresa do porte da ABInBev. Com a plataforma de visualização de dados que desenvolvemos juntos, a multinacional pode analisar e comparar suas operações, impulsionando a eficiência e a competição interna em seus negócios. Por exemplo, a Covid-19 afastou os consumidores de beber em locais comerciais com cerveja fornecida por barris para consumir em latas, em ambientes privados. Esse aumento na demanda por cerveja em lata criou uma pressão adicional em suas operações. Porém com a ferramenta, eles são capazes de gerar uma análise completa das linhas mais vitais do negócio. Resultando em uma alocação eficaz de recursos de capital para os mercados críticos. Estamos muito orgulhosos deste projeto”, complementa Rafael Dourado, gerente de Data Analytics da Programmers.
Para Chris, a escolha pela Programmers no desenvolvimento do aplicativo se deu por conta da parceria em outros projetos. “A expertise técnica da Programmers supera a nossa expectativa, com profissionais que constantemente se mostram motivados para entender nossas demandas e buscar melhorias no projeto”, comenta.
Programmers Agile Experience
Você gera insights a partir da análise de dados do seu negócio? Consegue transformar dados táticos em informações estratégicas de maneira simples, rápida e confiável? Tenha finalmente seus dados trabalhando com você e contribuindo com as tomadas de decisões essenciais da sua empresa.
Vamos juntos construir uma história de sucesso? Fale agora com um dos nossos consultores!