Você ficará perdido sem um roadmap para o seu produto digital
Por Carlos Eduardo Cardoso
O desenvolvimento de produtos digitais não é como a navegação assistida por rotas. Não há “rota mais rápida”. Não há “tráfego típico”. O destino nem sempre é pré-determinado, a jornada nem sempre é fácil e a estrada pode ser irregular. Mas você ainda precisa de um roadmap para seu produto digital. Sem um você estará perdido.
Um roadmap descreve sua estratégia de produto, do seu destino inicial até o local final. Ele descreve os recursos do seu produto. Traça seus objetivos. Ele comunica o “porquê” e o “o quê” por trás da criação do seu produto. É um dos documentos mais importantes que você precisará para orientar a evolução do seu produto.
Embora seu roadmap possa definir qual será o seu produto final, ele estará em constante estado de fluxo. Seu roadmap provavelmente mudará com o tempo, pois: é um artefato vivo, um meio interativo, um adolescente mal-humorado que muda constantemente de ideia. Essa flexibilidade pode ser uma coisa boa. Um roadmap adaptável e escalável que amadurece à medida que seu produto evolui, torna sua jornada mais confortável e mais agradável. Você pode adicionar novos recursos do produto. Priorize novamente as especificações.
Essa flexibilidade pode ser particularmente boa, adiante de qualquer adversidade, como a atual pandemia do Covid-19, você pode modificar seu roadmap. Se você estiver prestes a atingir um beco sem saída, terá o seu próprio recurso de redirecionamento.
Evite falhas no lançamento do produto
Milhares de produtos digitais são lançados todos os anos e muitos deles fracassam. Em alguns desses casos, os designers e desenvolvedores de produtos não têm uma visão estratégica. Eles não têm instruções claras. Eles se perdem em algum lugar. Outras vezes, os líderes de produtos perdem o controle de seus objetivos. Eles esquecem o valor que seu produto deve oferecer aos usuários finais.
Um roadmap o ajudará a encontrar o caminho e a tomar decisões importantes. Identifique os obstáculos. Defina rotas alternativas. Vá para onde você precisa ir mais rápido. Isso impulsiona a evolução do seu produto. Ele fornece valor comercial incomparável. Nestes tempos sem precedentes, você precisa de um roadmap mais do que nunca.
Por que você precisa ter um roadmap para seu produto digital:
– Descrever os detalhes da sua estratégia de produto (e altere-os conforme o uso);
– Comunicar a sua visão do produto;
– Alinhar com as partes interessadas e garantir a adesão;
– Entender o conjunto certo de tecnologia e habilidades necessárias;
– Orientar a implementação do produto;
– E criar estratégias para o seu plano de desenvolvimento de produto.
Dicas para ter um bom roadmap ágil:
– Crie uma visão de produto;
– Avalie sua estratégia de produto;
– Descreva as metas e os benefícios da avaliação do seu produto;
– Não complique demais as coisas;
– Mantenha as coisas flexíveis – não adicione muitas datas ou marcos ao seu roadmap, pois as coisas podem mudar;
– Avalie o sucesso do seu roadmap com as mais recentes métricas e KPI’s;
– Revise seu roadmap em intervalos regulares.
Criamos roadmap para seu produto digital!
Vamos nos apresentar adequadamente. Aqui na Programmer’s, construímos plataformas e produtos digitais com inovação ágil e ajudamos você a criar um roadmap através da nossa solução Programmer’s Agile Experience.
Afivele seu cinto. Ligue o seu motor. Planeje sua jornada consoco.
Carlos Eduardo Cardoso é gerente de operações da nossa atuação internacional tem uma vasta experiência no setor de desenvolvimento de software, liderando e motivando nossas equipes para o fornecimento de serviços de excelência e o cumprimento de metas colaborativas.