Desafios das indústrias em um mundo orientado pela tecnologia
No passado, o que hoje chamamos de TI era uma área de suporte da empresa. Hoje em dia é difícil encontrar alguma indústria que não tenha a Tecnologia da Informação no seu “line of business”.
As concessionárias de rodovias, por exemplo, utilizam aplicações tecnológicas de ponta a ponta para toda a sua operação, seja no monitoramento das estradas ou na cobrança dos pedágios.
No caso das empresas de seguros, há situações em que os aplicativos são utilizados para que os usuários finais possam acionar o seguro e, até mesmo, para adquirirem novos serviços.
Além disso, nenhum banco sobrevive sem um aplicativo que funcione de forma estável, segura e escalável.
Com isso, existem diversos desafios em comum que todos os segmentos precisam lidar atualmente com o avanço da tecnologia. É claro que se eu for falar de todos eles o conteúdo ficaria muito extenso, mas aqui estão alguns deles:
Modernização de aplicações
Muitas vezes, existem plataformas dentro das companhias que estão rodando bem há décadas, mas que precisam ser modernizadas. E não se trata de uma questão superficial, simplesmente pelo surgimento de novas tendências no mercado – como é o caso da IA Generativa. Mas pelos motivos que cito a seguir.
Segurança
A primeira razão da importância da modernização é a segurança. As plataformas podem estar desatualizadas em relação aos níveis de proteção necessários para prevenir ataques cibernéticos. Isso coloca os seus clientes e o seu negócio em risco.
Usabilidade
Esse é o segundo motivo para modernizar a sua infraestrutura de tecnologia. As interfaces precisam ser fáceis de usar. Em hipótese nenhuma podemos criar um trauma ao usuário, que o faça pensar em não abrir o aplicativo por algum tipo de dificuldade de utilizá-lo.
Integração
Há situações em que surge a necessidade de conectar ferramentas legadas, que funcionam há 20 anos ou mais, por exemplo, com outros sistemas – internos ou externos –, mas que não fazem essa integração por limitações da tecnologia e, por isso, precisam ser modernizadas.
Exigências regulatórias
Um exemplo é uma atualização contábil, que pode exigir a comunicação dos programas da empresa com o sistema legados. Contudo, a arquitetura antiga em que eles foram desenvolvidos não permite a integração com algum órgão, por exemplo.
Demanda de negócio
Outra razão é quando alguma área interna de negócio precisa implementar determinada funcionalidade, mas é impedida por limitações da arquitetura obsoleta.
Observações finais
Percebo que a modernização, muitas vezes, é encarada como uma simples reescrita do código, o que considero um grande erro e infelizmente uma abordagem ainda comum. É preciso considerar uma nova ideação, entendendo quais são os motivos de negócio para aquela modernização.
Com base nisso, podemos orientar qual tipo de abordagem deve ser utilizada, pensando em arquitetura, nos usuários que vão utilizar e na experiência que eles vão ter, seja no aplicativo ou em uma tela qualquer.
Existem muitas aplicações que não são modernizadas por medo. Isso porque, às vezes, você vai colocar a mão em um sistema de billing, por exemplo, que cobra o seu cliente e está funcionando há anos. Imagine o risco de parar a cobrança do seu cliente. Contudo, também existem abordagens específicas para mitigar esse tipo de risco.
Tem que ter muita coragem para encarar isso, mas existem situações em que não tem jeito: você vai precisar tomar uma atitude.
Marcelo Mac Fadden é o sócio fundador da Programmers, ocupando o cargo de COO e sendo responsável pelas áreas de Operações, Vendas e Alianças nos mercados doméstico e europeu. Seu principal objetivo é auxiliar empresas que desejam modernizar suas operações por meio da digitalização. Além disso, ele desempenha um papel ativo nos setores de empreendedorismo e terceiro setor. Nos momentos de lazer, Marcelo tem paixão pela marcenaria, mergulho, corridas em montanhas e outras atividades recreativas.